O que é Employer Branding e como implementá-lo em sua empresa

Como empresário ou responsável pelo RH, você já tem ciência de que o mercado de trabalho atual é muito competitivo. E reter talentos qualificados é um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas. Mas tem ganhado destaque o conceito marca empregadora, ou Employer Branding, como uma estratégia para mudar essa realidade para se tornar uma empresa desejável. Portanto, descubra agora o que é Employer Branding e como implementá-lo em sua empresa.

Conceito de Employer Branding

O que é Employer branding?  É um conceito que se refere à imagem e reputação de uma empresa como empregadora, assim como ao valor que ela oferece aos seus funcionários. Dessa forma, é a percepção que os atuais e potenciais colaboradores têm sobre a empresa como um local para trabalhar. Para construir uma marca empregadora forte é necessário promover os valores, a cultura e os benefícios da organização de maneira autêntica e atraente.

Mas é bom saber: implementar uma estratégia eficaz de Employer Branding exige um esforço contínuo e um compromisso genuíno com a criação de um ambiente de trabalho positivo e atraente.

Importância do Employer Branding

Antes de explicar como implementar o Employer Branding, é interessante que você saiba a importância dessa estratégia para sua empresa, que podem ser traduzidas em quatro pontos essenciais:

Atração de talentos: empresa com uma marca empregadora forte atrai candidatos de alta qualidade, que procuram organizações aparelhadas com seus valores e aspirações.

Retenção de funcionários: pessoas que se identificam com a cultura e valores da empresa tendem a ser mais leais e permanecer na organização por mais tempo.

Engajamento e produtividade: uma marca empregadora forte pode aumentar o engajamento dos colaboradores, o que pode elevar os níveis de produtividade e satisfação no trabalho.

Redução de custos: com a menor rotatividade e a maior eficiência nos processos de recrutamento, há uma significativa redução de custos.

Como Implementar o Employer Branding

Agora que você sabe a importância do Employer Branding para o desenvolvimento do seu negócio, é hora de saber como implementá-lo em sua empresa. Vamos lá?

  1. Análise e diagnóstico: o primeiro ponto é entender qual é a percepção atual da empresa entre seus colaboradores e o mercado de trabalho. Para isso, você pode lançar mão de duas estratégias.

A primeira são pesquisas internas, como a de clima organizacional, que avalia o nível de satisfação e identifica áreas de melhoria. Já a segunda é o chamado Benchmarking, que nada mais é que analisar as práticas de employer branding de empresas reconhecidas no mercado para identificar tendências e as melhores práticas.

  1. Definição da Proposta de Valor ao Empregado (EVP): o EVP é o conjunto de benefícios e valores oferecidos pela empresa aos seus funcionários. Portanto, deve refletir a cultura, a missão e a visão da organização.

É importante detalhar os benefícios oferecidos, como planos de saúde, programas de bem-estar, flexibilidade de horário e oportunidades de desenvolvimento profissional. Assim como comunicar claramente a cultura organizacional e os valores que guiam a empresa no dia a dia.

Por falar em benefícios, aqui, em nosso blog, nos já abordamos sobre o tema benefícios flexíveis. Para (re)ler, entre neste link.

  1. Comunicação e Marketing: uma comunicação eficaz é essencial para promover a marca empregadora. Para isso, você pode lançar mão de algumas estratégias. A primeira é garantir que a marca empregadora seja consistente em todos os pontos de contato, como site da empresa, redes sociais, materiais de recrutamento e eventos de carreira.

Outra forma é compartilhar histórias autênticas de colaboradores, com destaque para suas experiências e realizações dentro da empresa. Já a transparência em mostrar a cultura e as expectativas da empresa é outra estratégia que deve começar no processo de recrutamento.

  1. Experiência do Colaborador: a experiência do colaborador deve começar no processo de recrutamento e continuar no desenvolvimento dentro da empresa. As melhores práticas incluem o onboarding, processo de integração que acolhe e engaja novos colaboradores desde o primeiro dia.

A empresa também deve oferecer oportunidades de treinamento e desenvolvimento contínuo para promover o crescimento profissional. Assim como também implementar programas de reconhecimento e recompensa para valorizar os esforços e as conquistas dos colaboradores.

  1. Monitoramento e Melhoria Contínua: ao adotar o Employer Branding, essa estratégia deve ser constantemente avaliada e ajustada com base em feedbacks e mudanças no mercado.

Por isso, é importante colher feedbacks regularmente dos funcionários para identificar áreas de melhoria. E, com base nos resultados, deve-se fazer os ajustes necessários para melhorar os processos.

Animado para implementar o Employer Branding em sua empresa? Pois esperamos que este artigo tenha ajudado! Mais uma vez, lembramos para que continue a acompanhar nosso blog, pois assuntos interessantes não faltam por aqui!