Como empresário ou responsável pelo RH, você já tem ciência de que o mercado de trabalho atual é muito competitivo. E reter talentos qualificados é um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas. Mas tem ganhado destaque o conceito marca empregadora, ou Employer Branding, como uma estratégia para mudar essa realidade para se tornar uma empresa desejável. Portanto, descubra agora o que é Employer Branding e como implementá-lo em sua empresa.
O que é Employer branding? É um conceito que se refere à imagem e reputação de uma empresa como empregadora, assim como ao valor que ela oferece aos seus funcionários. Dessa forma, é a percepção que os atuais e potenciais colaboradores têm sobre a empresa como um local para trabalhar. Para construir uma marca empregadora forte é necessário promover os valores, a cultura e os benefícios da organização de maneira autêntica e atraente.
Mas é bom saber: implementar uma estratégia eficaz de Employer Branding exige um esforço contínuo e um compromisso genuíno com a criação de um ambiente de trabalho positivo e atraente.
Antes de explicar como implementar o Employer Branding, é interessante que você saiba a importância dessa estratégia para sua empresa, que podem ser traduzidas em quatro pontos essenciais:
Atração de talentos: empresa com uma marca empregadora forte atrai candidatos de alta qualidade, que procuram organizações aparelhadas com seus valores e aspirações.
Retenção de funcionários: pessoas que se identificam com a cultura e valores da empresa tendem a ser mais leais e permanecer na organização por mais tempo.
Engajamento e produtividade: uma marca empregadora forte pode aumentar o engajamento dos colaboradores, o que pode elevar os níveis de produtividade e satisfação no trabalho.
Redução de custos: com a menor rotatividade e a maior eficiência nos processos de recrutamento, há uma significativa redução de custos.
Agora que você sabe a importância do Employer Branding para o desenvolvimento do seu negócio, é hora de saber como implementá-lo em sua empresa. Vamos lá?
A primeira são pesquisas internas, como a de clima organizacional, que avalia o nível de satisfação e identifica áreas de melhoria. Já a segunda é o chamado Benchmarking, que nada mais é que analisar as práticas de employer branding de empresas reconhecidas no mercado para identificar tendências e as melhores práticas.
É importante detalhar os benefícios oferecidos, como planos de saúde, programas de bem-estar, flexibilidade de horário e oportunidades de desenvolvimento profissional. Assim como comunicar claramente a cultura organizacional e os valores que guiam a empresa no dia a dia.
Por falar em benefícios, aqui, em nosso blog, nos já abordamos sobre o tema benefícios flexíveis. Para (re)ler, entre neste link.
Outra forma é compartilhar histórias autênticas de colaboradores, com destaque para suas experiências e realizações dentro da empresa. Já a transparência em mostrar a cultura e as expectativas da empresa é outra estratégia que deve começar no processo de recrutamento.
A empresa também deve oferecer oportunidades de treinamento e desenvolvimento contínuo para promover o crescimento profissional. Assim como também implementar programas de reconhecimento e recompensa para valorizar os esforços e as conquistas dos colaboradores.
Por isso, é importante colher feedbacks regularmente dos funcionários para identificar áreas de melhoria. E, com base nos resultados, deve-se fazer os ajustes necessários para melhorar os processos.
Animado para implementar o Employer Branding em sua empresa? Pois esperamos que este artigo tenha ajudado! Mais uma vez, lembramos para que continue a acompanhar nosso blog, pois assuntos interessantes não faltam por aqui!