Sem dúvida, os benefícios oferecidos por uma empresa são tão importantes quanto o valor salarial. Normalmente, as empresas oferecem um pacote de benefícios – como vale-alimentação, plano de saúde e outros – de forma coletiva. Mas também existe uma outra abordagem, chamada de benefícios flexíveis. O assunto de hoje, portanto, vai mostrar o que são os benefícios flexíveis e como implementá-los em sua empresa.
O benefício flexível surgiu nos Estados Unidos, na década de 1970, e, de forma gradual se espalhou pelo mundo. Aqui no Brasil, essa prática recebeu espaço nos últimos 6 anos, e ganhou impulso com a pandemia da Covid-19.
Para começo de conversa, vamos definir o termo benefícios flexíveis. Também conhecido como pacotes de benefícios personalizáveis, são uma forma inovadora para tratar a remuneração e os benefícios oferecidos pelas empresas. Essa prática admite que os colaboradores escolham, de acordo com suas necessidades e preferências, os benefícios oferecidos pela empresa.
Você pode estar se perguntando quais as vantagens essa iniciativa pode trazer ao seu negócio. Mas, sem dúvida, é uma estratégia muito diferenciada para atrair e reter talentos, além de promover a satisfação e o engajamento dos funcionários em um ambiente de trabalho cada vez mais exigente.
Mas como implementar os benefícios flexíveis? Antes de adotar essa ideia, é preciso levar em conta algumas etapas e elementos. Confira abaixo.
A primeira coisa a ser feita é realizar uma pesquisa entre seus colaboradores para entender as suas necessidades e preferências. Faça, também, uma avaliação das tendências do mercado para garantir que o pacote de benefícios oferecido pela sua empresa seja competitivo.
Identifique quais os benefícios podem vir a ser oferecidos pelo seu negócio, como assistência médica e odontológica, seguro de vida, planos de aposentadoria, vale-refeição, vale-alimentação, academia, creche e outros. Uma outra opção é fazer parcerias locais para disponibilizar descontos em serviços ou produtos específicos.
Deixe bem claro aos colaboradores as opções oferecidas, com destaque aos benefícios e as escolhas que podem ser feitas. Materiais educativos, como panfletos, podem ajudar os funcionários a compreenderem com mais clareza as opções.
Para facilitar o processo de seleção e a gestão dos benefícios, escolha uma plataforma tecnológica. Mas é importante utilizar uma que seja fácil e acessível a todos os funcionários.
Leve em conta que as mudanças na vida pessoal e profissional acontecem com todas as pessoas. Por isso, permita que os colaboradores possam ajustar suas escolhas ao longo do tempo. É importante, também, reavaliar periodicamente os benefícios oferecidos para garantir que estejam de acordo com as necessidades e a evolução dos funcionários.
Sabemos que muitas pessoas podem ter dificuldades para compreender como funciona os benefícios flexíveis, assim como utilizar a plataforma tecnológica. Para minimizar o problema, ofereça treinamentos e materiais educativos com regularidade. Disponibilize, também, canais de suporte para esclarecer dúvidas relativas aos benefícios oferecidos.
Uma outra alternativa bacana é integrar o desempenho individual à oferta de benefícios. Isso pode ser feito ao oferecer opções adicionais de benefícios ou ajustar o pacote de acordo com o desempenho do funcionário.
Monitore a potência da ação por meio de feedback fornecido pelos funcionários e métricas relacionadas à satisfação e retenção. É importante estar sempre aberto a ajustes e melhorias com base nas sugestões recebidas pelos colaboradores.
Antes de adotar os benefícios flexíveis em sua empresa, é importante fazer uma pesquisa e avaliação minuciosa, inclusive na questão jurídica. Isso vai garantir que sua decisão seja o mais assertiva possível.
Mas esperamos que tenha gostado de saber um pouco mais sobre o assunto. Para sempre ter acesso a esse e outros temas relevantes para o seu negócio, não deixe de acompanhar nosso blog.