Prepare-se para as tendências em RH para 2024

O mundo corporativo está em constante mudança e no setor de gestão de pessoas não é diferente. Cada vez mais, as empresas precisam estar atentas às novidades e às boas práticas do mercado para que o seu negócio esteja sempre em competividade.  Pois o artigo de hoje traz um tema importante: prepare-se para as tendências em RH para 2024.

Novas tecnologias, o uso de inteligências artificiais e o foco nas pessoas aparecem como fortes tendências do RH nos próximos anos. Alguns tópicos importantes da gestão de pessoas não são novidades, mas ainda aparecem nas pesquisas mais recentes.  Entre elas a gestão humanizada, investimento em práticas de responsabilidade social e os modelos híbridos de trabalho. Outros ganharam força em 2023, como a utilização de ferramentas como Inteligência Artificial, chatbots e plataformas gamificadas.

Nem todas essas tendências precisam ser incorporadas em sua empresa. Mas cabe aos responsáveis analisar e aliar à rotina do negócio aquelas que têm mais chances de impulsionar as estratégias corporativas.  Mas, antes de tomar qualquer decisão, vamos entender um pouco mais sobre cada uma dessas tendências.

Inteligência artificial e automações

A inteligência artificial é uma tecnologia que utiliza máquinas e softwares para simular o raciocínio humano. Ou seja, ela desempenha funções cognitivas, tem capacidade para interagir e resolver problemas, além de aprender, identificar padrões, usar raciocínio lógico e processar linguagens, e outras infinitas possibilidades.

Em 2023, diversas ferramentas que utilizam IAs fizeram sucesso, como o Chat GPT e o Midjourney. Desde então, muitas empresas vêm investindo em formas de aproveitar as IAs em seus produtos e serviços, a fim de deixá-los ainda mais completos. Também há empresas que usam a AI para monitorar a saúde de seus colaboradores, assim como melhorar a segurança interna e a comunicação entre profissionais e clientes.

Confira alguns usos da IA para as empresas:

– Publicação de vagas;

– Análises de currículos;

– Triagem, gerenciamento, comunicação de candidatos em processos seletivos;

– Monitoramento de desempenho dos profissionais;

– Análise de dados;

– Criação de dashboards; e

– Automação de processos com uso de robotização.

Gamificação

A gamificação corporativa é uma metodologia de aprendizagem que utiliza elementos próprios de games como principal recurso. A gamificação no RH é uma estratégia que contribui para deixar o ambiente de trabalho mais estimulante e prazeroso.

Ou seja, é uma forma lúdica e criativa de engajar os colaboradores e tornar as tarefas do dia a dia mais interativas. A inclusão de elementos de jogos no ambiente de trabalho contribui para incentivar os profissionais a obterem os melhores resultados e aumentar seu desempenho de maneira geral, além de auxiliar na memorização de informações.

Para isso, a estratégia pode envolver competições, times, fases e até mesmo prêmios e recompensas para manter as pessoas envolvidas em seus objetivos. No RH, a gamificação pode ser incorporada no treinamento dos colaboradores, no onboarding, na comunicação interna e no recrutamento e seleção de talentos.

Trabalho híbrido e flexibilidade

As mudanças nos formatos de trabalho vieram com a Covid-19. Mas, mesmo com o fim da pandemia, muitos profissionais preferem realizar as tarefas profissionais de suas casas. Com isso, o modelo híbrido se tornou atrativo, uma vez que corresponde a um meio-termo entre o presencial e o remoto, e abarca os principais benefícios de cada um.

O cenário acima é apontado na 24ª edição do Índice de Confiança Robert Half. Segundo o estudo, 76% dos profissionais entrevistados preferem o regime de trabalho híbrido, enquanto 59% das empresas apostam nesse formato. Esses resultados mostram duas questões que são tendências para o futuro: o trabalho híbrido e a flexibilidade.

Diversidade e inclusão (D&I)

A diversidade corporativa se refere à presença de pessoas vindas de realidades distintas como parte do time de uma empresa. Já a inclusão é o esforço da organização para que essas pessoas tenham seus pontos de vista respeitados.

O investimento em D&I é uma prática alinhada à responsabilidade social, já que, ao adotar medidas de incentivo à pluralidade de pessoas, a empresa faz um trabalho positivo frente à sociedade como um todo.

Além disso, ao juntar profissionais de realidades distintas que trabalham em prol de um objetivo em comum, a empresa também abre espaço para que ideias mais criativas sejam elaboradas em conjunto. Isso pode ser um grande diferencial competitivo a médio e longo prazos. Esse tipo de investimento também é importante para aumentar o potencial da empresa em atrair talentos nos processos de Recrutamento e Seleção.

Desenvolvimento personalizado

Outra tendência para 2024 é a utilização de programas de treinamento e desenvolvimento personalizados. Com isso, as empresas conseguem catalisar o aprendizado de cada colaborador ao utilizar formas de treinamento mais eficazes para cada um.

Além de considerar as características de perfil, os treinamentos personalizados também levam em conta as projeções de carreira de cada profissional, desenvolvendo suas competências de acordo com as aspirações individuais. Esse cuidado torna o aprendizado mais interessante e motivador, já que as pessoas entendem que estão caminhando em direção aos seus objetivos.

Investimento em qualidade de vida

A qualidade de vida no trabalho trata de uma série de práticas voltadas para o bem-estar do colaborador, incluindo a saúde física, mental, financeira, motivação e satisfação com o trabalho. Além disso, também é uma forma de potencializar a produtividade e a qualidade das entregas, uma vez que as pessoas ficam mais felizes e, por isso, trabalham mais e melhor.

Vale ressaltar que rotinas saudáveis também abarcam questões como tempo de descanso, equilíbrio entre atividades profissionais e pessoais, construção de ambientes organizacionais acolhedores, desenvolvimento de relações interpessoais próximas, segurança psicológica, salários e benefícios competitivos, projeção profissional, entre outros.

Atualmente, entende-se que o investimento na qualidade de vida do colaborador é fundamental para qualquer empresa que deseja aumentar o seu potencial lucrativo.

Employee experience

A Employee Experience (experiência do colaborador) é a qualidade da jornada de uma pessoa em todo o ciclo profissional dentro de uma empresa. Abrange todos os aspectos da vivência dessa pessoa na empresa.

Este conceito ajuda a avaliar se a cultura e os valores da empresa estão sendo seguidos em todas as esferas.  Além de impactar diretamente em sua reputação, é essencial para promover um ambiente organizacional saudável.

A jornada de um colaborador auxilia muito a melhorar o branding da empresa. Afinal, colaboradores felizes, motivados e satisfeitos compartilham publicamente suas vivências e influenciam outras pessoas de forma positiva.

O contrário também: profissionais frustrados e infelizes também expressam esses sentimentos negativos interna e externamente. Por isso, as empresas têm investindo cada vez mais em criar experiências positivas para seus colaboradores.

Cultura organizacional forte

A cultura organizacional é a soma dos hábitos, valores e comportamentos de uma empresa. Ela define a forma como ela conduz os colaboradores e lida com os negócios. Em suma, a cultura serve como um conjunto de diretrizes que expressam a mentalidade da organização.

Quando uma cultura é forte, a empresa consegue gerir todos os seus processos por meio de sua visão, valores e objetivos.  Ou seja, tudo funciona de forma alinhada, desde às tarefas rotineiras ao comportamento esperado dos colaboradores.

Outra vantagem de uma cultura forte é que a organização consegue melhorar a sua capacidade de atração de talentos, uma vez que as pessoas se identificam com os valores defendidos.

Análise de dados

A análise de dados é uma forte tendência, já que as empresas buscam cada vez mais embasar os seus processos em abordagens data-driven. Quando o foco são as pessoas, é possível utilizar essas informações para identificar tendências, padrões e insights nos processos de R&S.

Assim como o desenvolvimento de colaboradores, retenção de talentos, desempenho dos profissionais, índices de satisfação, engajamento, clima organizacional e outras possibilidades.

São muitas as tendências para a gestão de pessoal em 2024, não é mesmo? Mas é importante que você fique por dentro de todas as novidades e implante aquelas que mais condizem com a realidade de sua empresa. E no próximo ano, vamos continuar a tratar de temas essenciais para o seu negócio. Fique atento e não deixe de acompanhar o nosso blog.