A importância dos treinamentos contínuos para o desenvolvimento das empresas já foi tema de um artigo aqui no Blog JA. Nele, mostramos quais os benefícios o negócio irá angariar com a capacitação constante de seus colaboradores. Já no artigo de hoje, saiba quais os tipos de treinamentos mais utilizados nas empresas.
Com essa abordagem, esperamos ajudar os setores de RH a analisarem quais os melhores treinamentos a serem oferecidos aos colaboradores da empresa. Porém, antes de repassar as dicas, é bom lembrar as vantagens dos treinamentos contínuos na empresa:
– Aumento de produtividade
– Vantagem competitiva
– Retenção de talentos
– Alinhamento à cultura corporativa
– Redução de custos
– Melhoria da socialização e do clima organizacional
Há diversos tipos de treinamentos utilizados pelas empresas para capacitar seus colaboradores. Abaixo, seguem alguns exemplos, mas é importante lembrar que as empresas podem adaptar os treinamentos de acordo com suas necessidades específicas e os objetivos de desenvolvimento de seus colaboradores.
Também conhecido como hard, é focado no desenvolvimento de habilidades específicas necessárias para desempenhar funções dentro da empresa. Pode incluir treinamento em softwares, equipamentos específicos, procedimentos operacionais, entre outros.
Também conhecido como treinamento em habilidades sociais ou habilidades “soft skill”, tem como objetivo melhorar as habilidades de comunicação, trabalho em equipe, liderança, resolução de conflitos e outras habilidades interpessoais importantes.
Esses treinamentos ajudam os funcionários a entenderem e cumprirem as políticas de conformidade e ética da empresa, assim como as regulamentações governamentais relacionadas ao setor.
Essencial para garantir a segurança dos funcionários no local de trabalho. Pode incluir treinamento em prevenção de acidentes, manuseio seguro de equipamentos, procedimentos de evacuação de emergência, entre outros.
Específico para lideres ou com potencial de liderança, são treinamentos para desenvolver habilidades de liderança, como tomada de decisão, gestão de equipes, delegação de tarefas, entre outros.
Tem como objetivo de criar ambientes de trabalho mais inclusivos e diversos, esses treinamentos sensibilizam os funcionários sobre questões de diversidade, equidade e inclusão, e promovem a conscientização sobre preconceitos inconscientes.
Especialmente para empresas que lidam diretamente com clientes, esse tipo de treinamento é fundamental para desenvolver habilidades de vendas, negociação e atendimento ao cliente de alta qualidade.
Também conhecido como job rotation, é focado na troca de papéis, e possibilita aos profissionais trabalharem, por um determinado período, em áreas e cargos diferentes dos que desempenham na empresa. Dessa forma, eles irão aprender um pouco da rotina de outro departamento e profissão.
Também chamada de aprendizagem sob medida, a autonomia do treinamento fica na mão de cada profissional. Nessa abordagem, usam-se metodologias assíncronas de aprendizado na maior parte do tempo.
O processo de mentoria ou treinamento por meio de coaching ainda é muito eficiente no ambiente corporativo. Nesse caso, um agente não vinculado à organização irá transmitir conhecimentos e técnicas de produtividade aos profissionais.
O objetivo desse treinamento é apresentar diferentes modelos de metodologia ágil para serem usados em diferentes contextos, como também mais prático, explorando mudanças concretas em processos da empresa que podem ser melhorados com metodologias ágeis.
Esse item não é bem um tipo de treinamento, mas é uma metodologia de absorção do conhecimento: a gamificação. Essa é uma tendência nos últimos tempos e não pode ser ignorada pelas empresas, e seu objetivo é um treinamento corporativo imersivo e interativo. Afinal, o uso de ferramentas lúdicas de aprendizado é comum em todas as etapas da vida de uma pessoa.
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