Se você é profissional de RH, com certeza tem se deparado com muitas mudanças no setor nos últimos anos e parte dessas transformações tem a ver com a Geração Z. O assunto, portanto, torna-se relevante para quem trabalha com gestão de pessoas. Por isso, leia com atenção este artigo que trata sobre a Geração Z e o mercado de trabalho.
Antes de entrar no tema em si, vamos explicar o que é Geração Z. Composta por pessoas nascidas entre meados da década de 1990 e início dos anos 2010, é a primeira a viver completamente imersa na era digital. Criada, portanto, sob a influência da internet desde a infância, destaca-se por suas habilidades tecnológicas inatas.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2019 a GenZ representava 31,5% da população mundial. Para essa geração, existe uma forma espontânea e ágil de comunicação, capaz de captar informações com mais rapidez. Por isso, caracterizam-se por encontrarem soluções práticas para os desafios do mundo atual.
As principais características da Geração Z são as seguintes:
Digital nativos: cresceram em um mundo conectado, utilizando tecnologias desde cedo.
Multitarefa: são capazes de lidar com várias tarefas simultaneamente.
Valorização da diversidade: têm consciência social e valorizam a inclusão e a diversidade. Aqui em nosso blog, nós já postamos um artigo sobre esse assunto. Clique aqui para (re)ler.
Procuram propósito: buscam trabalhos que tenham um impacto positivo na sociedade.
Tem mais: essa geração é imediatista, independente, desapegada e individualista. Os seus valores são bem estabelecidos, não abrem mão de seu conforto ou saúde mental. A criatividade manifesta-se pelo campo digital e a capacidade de absorver múltiplas informações.
No entanto, o que realmente diferencia essa geração é a sua busca incessante por propósito. O propósito o guia na procura por trabalhos que vão além do profissionalismo e que buscam impactar positivamente a sociedade. Portanto, a marca da Geração Z no trabalho é reflexo de suas experiências moldadas pelos avanços tecnológicos.
Relatório de Tendência de Gestão de Pessoas 2024, apresentado pelo Ecossistema GPTW e Great People, aponta que a Geração Z é o maior desafio para a gestão de pessoas. Com certeza, isso leva à necessidade de adaptação para abraçar essas pessoas no mercado de trabalho.
A presença da Geração Z no trabalho redefine os padrões tradicionais, o que traz uma abordagem única e dinâmica. Esses profissionais, imersos em um mundo tecnológico desde pequenos, buscam um equilíbrio inovador entre tecnologia, flexibilidade e propósito em suas carreiras.
A Geração Z é empreendedora, gosta de ser visionária e tende a trabalhar à sua maneira. Está em constante movimento e participa efetivamente dos grupos de trabalho com dinamismo e ideias. Como preferem privilegiar a saúde mental, não estão dispostos a trabalhar para quem não valoriza sua individualidade.
Entre as queixas de lideranças sobre essa geração está a “insubordinação”. Essa característica, no entanto, pode ser explorada positivamente. Como ela é criativa, pode ser estimulada de forma positiva ao sentir-se ouvida e parte integrante da equipe.
Esta geração prefere ambientes dinâmicos, nos quais a colaboração e a troca de ideias são incentivadas. Além de usarem a tecnologia como ferramenta, a integram de maneira inseparável em seus processos de trabalho. A rapidez e a eficiência advinda com essa característica refletem diretamente na forma como encaram desafios e entregam resultados.
Entre os fatores que buscam no mercado do trabalho, estão os seguintes:
Propósito: desejam trabalhar em empresas com missões claras e impacto social positivo, com um trabalho que possa contribuir para algo maior.
Desenvolvimento rápido: valorizam oportunidades de crescimento acelerado.
Flexibilidade: priorizam ambientes de trabalho flexíveis e remotos, com a possibilidade de moldar de acordo com suas necessidades e com horários adaptáveis. Há um artigo aqui em nosso blog que fala sobre esse tema. Para (re)ler, entre aqui!
Tecnologia: buscam empresas que adotem tecnologias avançadas.
Dessa forma, as empresas precisam estar alinhadas com as características dessa geração para atrair e reter talentos. Adaptar estratégias que promovam uma cultura de inovação, flexibilidade e propósito será fundamental para aplicar todo o potencial que a Geração Z traz para o mundo profissional.
Esperamos tê-lo auxiliado a compreender melhor o tema e que possa tomar decisões mais assertivas para sua empresa.