Saúde mental: o que sua empresa pode fazer por seus funcionários?

Aqui em nosso blog, já falamos sobre saúde mental nas empresas. Mas o assunto é tão importante que merece ser mencionado novamente. E apesar do crescente debate sobre o tópico nos últimos anos, o assunto ainda é cercado de estigmas. É por isso que vamos apontar, mais uma vez, sobre o que sua empresa pode fazer por seus funcionários.

Os dados apresentados no relatório “Diretrizes sobre Saúde Mental no Trabalho”, da Organização Mundial da Saúde (OMS) em setembro de 2022, são preocupantes. Estima-se que 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos anualmente por causa da depressão e da ansiedade, o que custa à economia mundial quase US$ 1 trilhão.

No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), cerca de 210 mil pessoas foram afastadas do trabalho por transtornos mentais (entre depressão, distúrbios emocionais e Alzheimer) em 2022. Em 2021, esse número foi de um pouco mais de 200 mil afastamentos.

O que é saúde mental?

De acordo com a OMS, saúde mental é o conjunto formado por saúde e bem-estar do indivíduo. É o que sustenta as habilidades individuais e coletivas para tomadas de decisão e constituição de relacionamentos. Em condições ideais, a saúde mental faz com que as pessoas:

– Compreendam e manifestem suas aptidões;

– Contornem situações de estresse;

– Exercitem aprendizados;

– Proporcionem bom desempenho e produtividade no trabalho;

– Colaborem para sua comunidade.

Uma saúde mental equilibrada não é sinônimo de ausência de transtornos mentais. Existem diferentes graus de dificuldade e angústia ao lidar com o conjunto de elementos desse conceito e que variam de pessoa para pessoa. Esse conjunto é formado por fatores sociais, genéticos, psicológicos e ambientais. Portanto, mentes saudáveis dependem de:

– Vida social;

– Vida pessoal e profissional;

– Contexto histórico e econômico.

Saúde Mental no Trabalho

As pessoas passam cerca de um terço do seu dia no ambiente de trabalho. Obviamente, a sua sanidade mental está diretamente ligada à sua ocupação laboral. Nesse espaço, o indivíduo cria os principais vínculos de interações sociais e relacionais ao longo da vida. Portanto, o trabalho é um elemento-chave para o bem-estar mental de um indivíduo.

Porém, o trabalho pode se tornar um fator de risco quando não é exercida em condições favoráveis. As principais ameaças para a saúde psicológica no mundo corporativo, segundo a OMS, são as seguintes:

– Políticas de saúde e segurança do trabalho inadequadas;

– Alta taxa de desemprego;

– Ambiente organizacional desfavorável;

– Gestão inadequada;

– Falta de participação nas tomadas de decisão;

– Recursos insuficientes para as tarefas exigidas;

– Bullying e assédio psicológico.

Claro que aspectos emocionais e sociais externos à empresa também entram no conjunto de elementos capazes de influenciar uma carreira.

A importância da Saúde Mental no Trabalho

Não há dúvidas de que a saúde integral é fundamental para a qualidade de vida dos colaboradores. Portanto, proteger as equipes de atribulações psicológicas é essencial para afastar os profissionais de contratempos com a saúde e proporcionar essa condição favorável.

Dessa forma, um ambiente de trabalho com pessoas psicologicamente saudáveis proporciona reflexos diretos para o sucesso de um negócio.

– Influências nas condições cognitivas que auxiliam na produtividade das equipes;

– Qualidade nas relações interpessoais;

– Maior integração entre as equipes;

– Ganhos para a experiência do colaborador (employee experience);

– Boas referências da empresa como empregadora (employer branding);

– Redução do absenteísmo; circunstâncias favoráveis à inovação.

O que sua empresa pode fazer por seus funcionários?

Três palavras são essenciais quando se trata de saúde mental no trabalho: proteção, promoção e enfrentamento. Para ajudá-lo nessa tarefa, seguem algumas dicas para dar início ou ampliar as atividades focadas no bem-estar e na saúde mental de sua equipe.

Estimule um ambiente de trabalho saudável

Tenha diálogo com os todos os colaboradores para identificar os pontos de melhoria ou o nível de satisfação nesse aspecto. Uma boa dica é aplicar pesquisas contínuas que podem revelar mais sobre o assunto dentro da empresa.

Busque e conheça outras histórias

Para entender melhor o assunto, busque o auxílio de profissionais ou referências de outras empresas.

Apresente caminhos e comunique

Cada colaborador pode apresentar oportunidades e necessidades diferentes. Portanto, crie ferramentas de apoio e indicações de assistência em caso de problemas e, o mais importante, divulgue com afinco na empresa.

Constitua limites para a carga de trabalho

No dia a dia profissional, são recomendados horários flexíveis, pausas, momentos de descanso e de lazer. O contrário não deve ser estimulado. Pessoas que passam tempo demais trabalhando devem ser alertadas.

Atente sobre o clima e a cultura organizacionais

Para a promoção de conversas sinceras e o tratamento de problemas com seriedade, é essencial a confiança. Questões de saúde mental precisam ser discutidas e acompanhadas como qualquer problema físico.

Fale sobre e pratique valores como “transparência” e “coragem”

Você pode trabalhar as qualidades internas de sua empresa, mas não pode esquecer das influências externas. A realidade não vai mudar e o mercado vai continuar a exercer pressão sobre todos os profissionais.

A melhor forma de enfrentar isso é mantendo um discurso transparente. Mostrar que todos estão sujeitos à mesma situação pode ser um ótimo ponto de partida, além de estimular a coragem.

Mantenha a proximidade

Uma gestão de pessoas presente é composta por ações de diálogo e envolvimento com todos os colaboradores, mesmo que o espaço não favoreça a convivência física próxima. Por isso mesmo, os canais de comunicação são fundamentais para saber o que realmente se passa entre as equipes.

Ofereça benefícios

Entre as opções de benefícios oferecidos pela empresa, inclua atividades relacionadas ao bem-estar. Mostrar a importância do autocuidado e indicar caminhos para concretizá-lo podem ajudar os colaboradores a ficarem mais atentos com a saúde.

Desenvolva os talentos da organização

A relação desmedida entre altas demandas e poucos recursos também é um dos fatores que podem prejudicar a saúde mental dos colaboradores.  E “recursos” não se trata somente de materiais e equipamentos, mas também o desenvolvimento de pessoas.

Planeje um calendário de ações

Propor atividades, organizar palestras e convidar os colaboradores a refletirem sobre assuntos relacionados ao bem-estar psicológico também é uma excelente forma de incorporar o tema no dia a dia na empresa.

A saúde mental no trabalho é uma discussão séria. A empresa que se preocupa com o tema, também mostra que se importa com as pessoas e com a sustentabilidade do negócio. É essencial sempre lembrar que a saúde dos colaboradores afeta diretamente o rendimento da empresa.

Para mais conteúdos de qualidade, não deixe de acompanhar nosso blog.