Há bastante tempo que a saúde mental tem sido debatida nas empresas. Com a pandemia, que levou o estresse às alturas, ficou mais evidente que o assunto deve ser levado em conta em todas as corporações. Mas como lidar com a saúde mental de seus colaboradores?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país que mais tem pessoas com ansiedade (18, 6 milhões de brasileiros) e o quinto mais depressivo. No total, 86% dos brasileiros possuem algum tipo de transtorno mental. A porcentagem de pessoas com níveis extremamente severos de estresse, ansiedade e depressão é de 37%, 63% e 59%, respectivamente.
Inclusive, as doenças que afetam a saúde mental estão entre as principais causas de afastamento do trabalho no Brasil. Aproximadamente 20% dos trabalhadores ativos alegam trabalhar sob forte pressão psicológica. Isso coloca em risco a integridade física e emocional desses colaboradores, o que pode resultar em quedas de produtividade, aumento do absenteísmo e elevação da rotatividade.
Nesse sentido, as empresas podem fazer muito pela saúde mental de seus colaboradores e, de quebra, auxiliar a melhorar os índices de doenças mentais entre os brasileiros. O que fazer, então? Vamos a algumas dicas essenciais para ajudar seus funcionários a não se sentirem esgotados emocionalmente e possam contribuir melhor para os resultados da sua empresa.
Um clima organizacional hostil e pesado pode ser extremamente prejudicial para a saúde mental dos colaboradores. Ofereça um ambiente com boas condições de trabalho, com um espaço limpo, organizado, bem arejado e com um bom layout. Esses detalhes contribuem muito para o clima organizacional.
O bom relacionamento entre funcionários e departamentos também é uma forma de trazer maior leveza para o clima de trabalho e torná-lo mais harmonioso.
A sobrecarga de trabalho e o estresse por ela causada pode causar a Síndrome de Burnout. Esse diagnóstico é reflexo de um atinge um nível extremo de exaustão mental.
Respeite o limite de seus profissionais. Zele pela saúde mental dos seus colaboradores evitando sobrecarregá-los com muitas demandas.
Seja razoável na hora de estabelecer as metas para os seus colaboradores. Definir metas impossíveis de serem alcançadas fará com que seu time se sinta desmotivado por não ter tido sucesso na busca por esses resultados tão distantes. Além de fazer mal para a saúde mental dos funcionários, é uma prática bastante negativa.
Faz bem para a saúde mental dos colaboradores terem seus esforços devidamente reconhecidos. Quando o líder faz algum elogio ou premia quem apresentou bom desempenho, é uma injeção de ânimo para que o funcionário continue dando o seu melhor.
Ele passa a se sentir mais feliz no ambiente de trabalho, o que é ótimo para a sua saúde mental. Nesse sentido, o uso da meritocracia pode trazer grandes resultados.
Uma das principais causas de estresse e depressão ocorre quando o trabalho toma muito tempo do colaborador, sobrando pouquíssimo tempo para que ele se dedique à vida pessoal.
Uma jornada de trabalho muito extensa e rígida não faz bem para a saúde mental (e física) de ninguém. Flexibilize, dessa forma, a carga horária, estabeleça um dia da semana para home office, por exemplo, e adote o banco de horas.
Essas e outras medidas ajudam a viabilizar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional do colaborador, pois o equilíbrio entre trabalho e lazer, contribui decisivamente para o alívio do estresse.
Os espaços de meditação e lazer para os colaboradores ajudam no alívio do estresse e melhora o clima organizacional. Conhecidas como “salas de descompressão”, esses ambientes costumam ter sofás confortáveis, redes ou puffs. Algumas empresas também incluem mesas de pebolim e pingue-pongue.
Outra medida que você pode adotar é fazer convênios com clínicas especializadas. A ajuda de um profissional de psicologia pode ser essencial para o equilíbrio mental de seus colaboradores. Esse é o tipo de investimento que trará retornos em produtividade e retenção.
Esperamos que este post tenha ajudado você a entender a importância da saúde mental de seus colaboradores! E para continuar a ter acesso a conteúdos de qualidade e diversificados, fique sempre atento em nosso blog!