O que é braving e como aplicar em sua empresa?

Imagine o seguinte cenário: um setor administrativo de uma empresa onde os colaboradores não interagem e se sentem inseguros em compartilhar informações. Resumindo: a desconfiança predomina o ambiente, tornando-o desagradável no cotidiano.

Já em um ambiente onde a confiança domina, a troca de conhecimentos, a criação e o fortalecimento de vínculos são mais fáceis e melhoram o clima organizacional da empresa.

Com isso em mente, a pesquisadora norte-americana Brené Brown, da Universidade de Houston, criou o conceito de B.R.A.V.I.N.G, para ajudar a guiar as empresas no processo de construção de confiança dentro dos seus espaços de trabalho.

Os conceitos preconizados pelo Braving possibilitam que uma empresa adote comportamentos inovadores com um objetivo comum de melhorar o clima organizacional. Ele ajuda a construir um ambiente em que a confiança se faz presente.

Em consequência, as relações entre os colaboradores são fortalecidas, o que leva a um diálogo mais aberto para feedbacks e faz com que os profissionais se sintam parte da empresa. Além disso, os profissionais mostram uma maior satisfação com seus empregos e, com isso, diminui a taxa de turnover do negócio.

Os pilares do Braving, portanto, beneficiam na construção de confiança, criatividade, autonomia, segurança psicológica e ainda por cima, contribui com a retenção de talentos. Mas vamos entender, primeiro, o conceito de Braving antes de explicar melhor como esse conceito funciona.

O que é BRAVING?

Em português, a palavra Braving significa “encorajado” ou “desafiado”.  Mas também é uma sigla para as sete palavras que definem os pilares do conceito. Cada letra do B.R.A.V.I.N.G, portanto, representa as condições que todo ambiente de trabalho deve ter para poder estabelecer uma rede de confiança na empresa.

B – Boundaries = “limites”

Como a própria palavra diz, é necessário haver limites em uma relação de confiança entre os colaboradores. Mesmo que haja uma boa amizade entre os envolvidos, a postura profissional deve ser mantida e cabe à empresa e aos próprios profissionais deixarem claro quais são os seus limites.

R – Reability = “confiabilidade”

A essência de toda boa relação é a confiança. Por exemplo, quando um líder solicita um serviço a um de seus funcionários e se sente seguro de que aquela atividade será cumprida no tempo determinado, demonstra na relação um sinal de confiança.

A – Accountability = “responsabilidade”

A responsabilidade permite que os funcionários assumam suas falhas e comportamentos inadequados para, assim, buscar melhorias. Comportamentos responsáveis contribuem para a geração de relações de confiança.

V- Vault = “cofre”

Diz respeito à guarda dentro do espaço de trabalho, seja guardar uma informação importante, sigilosa ou, simplesmente, não fazer fofocas.

I – Integrity = “integridade”

Em uma empresa, integridade está diretamente ligada às práticas morais e éticas de um colaborador na empresa.

N – Non-judgment = “não julgar

Respeito às diferenças, culturas, gerações e habilidades. O conceito, além de importante, é sobre evitar pré-julgamentos e incentivar um espaço com diversidade.

N – Generosity = “generosidade”

A confiança também se constrói por meio de atos de bondade, responsável por afastar o surgimento de um ambiente competitivo.

Como funciona o Braving na prática?

Para implementar o BRAVING em uma empresa é necessário realizar um plano de boas ações para estimular a confiança entre os colaboradores.

Esse conjunto de ações pode ser traduzido em incentivo ao feedback, respeito mútuo, adoção de valores éticos, promoção de eventos que possibilitem o diálogo entre os colaboradores, incentivo à segurança psicológica etc. Confira algumas dicas de como fomentar essa cultura na empresa.

Incentivo à transparência entre os times

Incentivar a transparência é mostrar ao time que há um espaço seguro para falar sobre suas inquietações, erros, ideias ou oportunidades. Para isso, pode ser construído uma cultura de feedback, realização de pesquisas internas e estabelecimento de canais de comunicação para que todos fiquem por dentro do que acontece na empresa. O diálogo, dessa forma, se torna mais transparente.

Incentivo ao diálogo entre colaboradores

Para fortalecer as relações de confiança entre os colaboradores, é preciso incentivar o diálogo, inclusive entre aqueles que não gostam dos assuntos profissionais.  Realizar eventos, momentos de socialização e até reunião entre times diferentes podem ser boas opções para incentivar o diálogo e, assim, fortalecer os laços.

Cria uma cultura pautada em confiança e comprometimento

Confiança e comprometimento precisam andar juntos em uma relação de colaborador e empresa. Quando um profissional demonstra ser comprometido, a relação de confiança com a gestão e os demais colegas aumenta. O trabalho fica mais autônomo e com menos cobranças, já que haverá maior confiança por parte do seu gestor.

Incentivo à segurança psicológica

A segurança psicológica é sobre estar em um ambiente de trabalho em que as pessoas se sintam confortáveis para opinar, compartilharem suas ideias e serem elas mesmas.  Para isso, algumas atitudes podem ser incentivadas, como:

– Tolerância a erros e diferenças;

– Feedbacks construtivos;

– Incentivo à escuta ativa;

– Descentralização na tomada de decisões.

Interessante o assunto, não é mesmo? Esperamos que este post o tenha ajudado a refletir sobre a confiança em sua empresa. E não deixe de acompanhar nosso blog, pois sempre postamos temas que auxiliam a sua empresa a estar sempre por dentro das tendências do mercado de RH.