Sua empresa é aberta ao diálogo? A princípio, muitos podem responder que sim, mas é preciso entender que essa ação interfere diretamente na produtividade da equipe. Também deve-se ter em mente que cada pessoa é única, e não há como satisfazer a todos ao mesmo tempo. Sabe qual é a opção? Inserir a escuta ativa em sua empresa.
A escuta ativa é alicerce de uma comunicação eficiente e ferramenta fundamental para quem deseja construir bons relacionamentos em seu ambiente de trabalho.
A escuta é quase sempre entendida como uma tarefa passiva. Mas nesse caso, é um processo que vai muito além de simplesmente ouvir, pois ela envolve expressões claras de interesse no que a outra pessoa tem a dizer, disposição para compreender seu ponto de vista e um esforço para evitar que os julgamentos pessoais se sobreponham às ideias de quem está falando.
Portanto, interagir, tirar dúvidas e até mesmo demonstrar uma opinião contrária podem fazer parte da escuta ativa. O ponto central desse processo não está no silêncio ou aceitar sem questionamentos, mas no esforço para aceitar o que foi dito e no respeito ao responder.
Em um ambiente de trabalho as pessoas sempre estão focadas na resolução de problemas, mas as distrações também estão ao redor da equipe. Esse panorama dificulta a comunicação eficiente e, assim, perdem-se sugestões valiosas apresentadas por colegas e colaboradores.
A escuta ativa permite captar essas ideias e refletir sobre elas, o que favorece um processo de melhoria contínua na empresa. Pois ela se baseia no princípio de que todos em uma empresa podem contribuir com propostas sobre como fazer melhor o seu trabalho.
– Melhora o relacionamento no interior dos times, e entre eles;
– Garante um fluxo de informação constante, permitindo o alinhamento entre os diversos setores da empresa;
– Promove a cultura de inovação, pois os colaboradores se sentem seguros para expressar suas ideias;
– Desenvolve uma comunicação eficaz, que vai direto ao ponto;
– Reduz a ocorrência de conflitos, muitas vezes causados por falhas no entendimento;
– Aumenta a confiança dos colaboradores nos líderes, e vice-versa.
As oportunidades para utilizar a escuta ativa são enormes, já que pode ser implementada em processos seletivos, sessões de brainstorming, feedbacks, treinamentos e até mesmo nas reuniões diárias da equipe.
Confira algumas ferramentas e métodos de escuta ativa para você inserir em sua empresa.
É fundamental dedicar um tempo à escuta ativa. Checar o celular ou permitir que outras pessoas interrompam constantemente a conversa, não só impede a compreensão da fala como também demonstra desrespeito, levando a outra pessoa a se fechar.
Você pode utilizar a Técnica Pomodoro, por exemplo, e definir alguns minutos para uma sessão de escuta ativa. Isso fará que o interlocutor entenda que aquele tempo foi reservado para ele.
Perguntar faz parte da escuta ativa, mas lembre-se de esperar a outra pessoa terminar sua fala antes de questionar algo. O uso de perguntas abertas demonstra interesse na conversa, e também abre espaço para que mais informações possam surgir.
Por exemplo: ao invés de perguntar se os colaboradores gostaram de uma mudança recente (tendo apenas sim ou não como resposta), questione os impactos causados pela modificação na rotina de trabalho. Assim, você terá respostas mais consistentes sobre o assunto.
Estar atento e concentrado é uma habilidade central na escuta ativa. Assim como as distrações externas atrapalham a comunicação, também as pessoas podem se distrair lembrando de uma tarefa a ser feita ou uma conta que precisa ser paga. Uma boa dica para ficar mais atento é praticar o mindfulness, técnica meditativa que pode aumentar a nossa concentração no momento atual.
Como gestor, pode ser difícil escutar todos os membros da sua equipe com frequência, e ainda organizar as sugestões oferecidas por cada um. Um programa de ideias é uma ótima opção para que os colaboradores possam indicar meios de aprimorar o trabalho nas suas áreas, além de transformar as propostas em projetos de inovação e gerenciar cada etapa da sua execução.
Mesmo sem ela ter dito uma palavra, com certeza você já sentiu que uma pessoa não tem interesse no que estamos falando ou está só esperando a hora de responder. Isso se deve à comunicação não verbal, linguagem que utiliza expressões faciais e gestos para comunicar pensamentos.
Um exemplo simples são os braços cruzados, que indicam rejeição ao que está sendo dito. Compreender a comunicação não verbal irá permitir domínio da escuta ativa, transmitindo abertura e confiança antes mesmo de começar a falar.
A escuta ativa é uma troca, e a utilização de feedbacks vai garantir que você tenha entendido os pensamentos da outra pessoa e, se algo ficou mal compreendido, dar espaço para que ela explique novamente.
No final, faça um resumo da conversa, com as críticas, as sugestões e os elogios. Caso o assunto necessite de uma tomada de decisão, também é possível elaborar um breve documento por escrito, com destaque ao que foi deliberado.
Depois de ler este post, você sentiu que a escuta ativa pode ser importante para sua empresa? Pois não hesite em inserir essa ferramenta e desenvolver ainda mais seu negócio!
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