Funcionários motivados produzem mais!

Quem não gosta de sentir-se motivado no ambiente de trabalho? E uma coisa é certa: independentemente do tamanho da empresa, colaboradores estimulados é essencial para que o negócio tenha resultados satisfatórios. Pois funcionários motivados produzem mais!

A tarefa, no entanto, pode ser muito simples na teoria, porém, ela exige dedicação permanente e acompanhamento diário da empresa. Afinal, é preciso entender as necessidades do time e, com base nessa observação, deve-se adotar uma política interna de incentivo que atenda a todos os colaboradores de maneira uniforme e eficaz.

Quando bem implementada, a motivação é capaz de trazer resultados sólidos e duradouros, tanto no engajamento das equipes quanto na mentalidade dos funcionários. Isso, por sua vez, traz uma mudança positiva na cultura da empresa.

É bom saber: pesquisa realizada pela Right Management, especialista global em carreiras, aponta que profissionais motivados são 50% mais produtivos. O tratamento do colaborador e a valorização oferecida é o que mais inspira e empenha o esforço de cada profissional pela empresa, independente da área de atuação.

Quer saber como motivar seus colaboradores? Acompanhe abaixo algumas dicas de como aumentar a produtividade de sua equipe.

Benefícios e competitividade

Estabelecer uma gratificação, seja na forma de bonificações, percentuais nos resultados ou distribuição de prêmios, além de instigar a equipe, cria uma meta pela qual todos os colaboradores precisam unir esforços para atingi-la. Essa meta vai refletir tanto no empenho conjunto quanto na produtividade.

Treinamento e formação

Investir no crescimento profissional de um colaborador traz ganhos para todos os envolvidos. De um lado, o funcionário se sente reconhecido e tende a se comprometer muito mais com o trabalho. Do outro, a empresa, além de incentivá-lo, também ganha com uma equipe mais preparada e atualizada com as demandas do mercado.

Cultura de feedback

Receber um retorno do trabalho, seja na forma de elogios ou de críticas construtivas é crucial para o desempenho dos colaboradores. Cientes dos seus acertos e erros, os funcionários conseguem se autogerir de maneira mais eficaz e trabalhar alinhados com as expectativas e exigências da empresa. Aliás, recentemente tratamos desse assunto aqui no Blog da JA. Confira!

Remuneração adequada

Henry Ford fazia questão de pagar os melhores salários para atrair e preservar os melhores talentos. A remuneração de seus funcionários deve ser, portanto, adequada para que eles mantenham seu padrão de vida desejado. Sem isso, não tem como motivar os colaboradores.

Participação nas decisões

Mostre ao seu time que a opinião de todos é importante e que a empresa confia em cada um. Para isso, consulte, peça opiniões e reúna a equipe para debater. Delegue alguns projetos importantes e acompanhe de perto. Isso não significa que você deve fazer tudo que o time propõe, mas mostrar que tudo é levado em conta.

Qualidade das refeições é fundamental

A alimentação na empresa tem uma importância, muitas vezes, negligenciada pelos gestores. Além do ganho em saúde, oferecer refeições de qualidade, balanceadas e saborosas é um diferencial enorme para os funcionários. O ambiente em que elas são servidas também é essencial: quando bem-tratados, os colaboradores tendem a dar a contrapartida à empresa.

Pequenas mudanças na gestão de pessoal nas empresas são capazes de se converter em ganhos reais, tanto para o empreendimento quanto para seus funcionários. Especificamente, com relação à produtividade e à eficácia, conseguir manter funcionários motivados é uma das principais chaves para impulsionar os resultados de uma empresa.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas! Ah, não se esqueça: a JA Alimentação pode ajudá-lo com o fornecimento de um café ou coffee break especialmente para esse dia. Para saber mais, entre em contato por aqui!  E não deixe de acompanhar o nosso blog para ter acesso a outros conteúdos!