Você se lembra a última fez que elogiou o trabalho do seu colaborador? Caso não, está na hora de rever seus conceitos, principalmente se você ocupa um cargo de liderança ou de gestão. Afinal, quem não gosta de ser elogiado? Além de fazer bem ao funcionário, faz bem para a sua empresa. Pois então, aprenda a elogiar o seu colaborador.
Uma pesquisa com mais de 1.500 trabalhadores, realizada pela Survey Monkey em parceria com a plataforma Bonusly, mostrou que 82% dos entrevistados são mais felizes quando são reconhecidos no trabalho. Além disso, 63% das pessoas que são reconhecidas com frequência são menos propensas a procurarem outro emprego.
Já uma pesquisa da Gallup-Workhuman mostra que as organizações podem economizar mais de 16 milhões de dólares por ano ao implementarem uma cultura de reconhecimento, seja por feedbacks contínuos ou elogios. Pesquisa realizada pela empresa Glassdoor mostra que 81% dos profissionais entrevistados disseram se sentir mais motivados a trabalhar quando o seu líder ou gestor demonstra que reconhece seu trabalho.
Os dados acima dizem tudo, não é mesmo?
É natural as pessoas gostarem de elogios e se sentirem bem quando isso acontece. E uma coisa é certa: palavras gentis de reconhecimento também podem diminuir o estresse e melhorar a saúde.
Fazer elogios sobre o desempenho dos membros de uma equipe também contribui para que eles se sintam ainda mais motivados para melhorar suas habilidades. Segundo o site Psychology Today, algumas áreas do nosso cérebro são afetadas pelo reconhecimento e pela gratidão.
O hipotálamo, que controla funções corporais básicas, como comer e dormir, e a dopamina, conhecida como o neurotransmissor da recompensa, são altamente afetados por sentimentos de gratidão. É como se essa sensação envolvesse o cérebro em um ciclo vicioso, o que impacta diretamente na performance e bem-estar no trabalho.
Mas se o reconhecimento não for contínuo, na maioria das vezes, pode fazer com que os funcionários se não sintam apreciados pelos seus esforços e diminuam o engajamento. Por isso, para que o impacto seja positivo e eficiente, é preciso de constância. Os elogios podem ajudar a manter essa constância, uma vez que tendem a ser mais rápidos e práticos.
Cabe aos gestores promoverem essa cultura para aumentar o engajamento e a satisfação. Um ato de reconhecimento mantém a motivação e traz muitos benefícios.
1- Mantêm os colaboradores conectados com a cultura da empresa: isso traz engajamento, satisfação e a sensação de pertencimento, sentimento importante para manter o colaborador leal à empresa.
2- Melhora o clima e traz mais leveza ao ambiente de trabalho: quanto mais descontraído for o local de trabalho e quanto mais reconhecimento a empresa oferecer, melhores são os resultados da empresa, justamente por causa do aumento da produtividade.
3- Direciona os profissionais para o sucesso: o elogio é uma maneira de mostrar e afirmar para seus colaboradores que eles estão seguindo o caminho certo para alcançar as metas e o sucesso não só da empresa, mas também profissional e individualmente.
4- Promove desenvolvimento: o elogio causa satisfação e engajamento que, por sua vez, promovem o desenvolvimento. Isso porque, quando um colaborador está feliz no trabalho, ele busca formas de dar o seu melhor. Assim, essas pessoas estão sempre em movimento para atualizar e melhorar seus processos.
5- Ajuda a reter talentos: sentir que todos os esforços são importantes e valiosos faz com que os colaboradores queiram não só continuar na empresa, mas também atrai outros talentos que buscam ser reconhecidos no trabalho.
O que está esperando para elogiar sua equipe? Comece agora mesmo e veja o quanto sua empresa pode se beneficiar dessa prática. E lembre-se sempre de acompanhar o nosso blog para ter acesso a conteúdos variados e de qualidade.