Employee experience: o que é e quais são seus benefícios?

O mundo virtual criou novas experiências em todos os setores da sociedade. No varejo, por exemplo, as vendas online ganham cada vez mais adeptos e, por conta disso, as lojas físicas precisaram se reinventar. Foi aqui que surgiu o termo “experiência do cliente”, uma forma encontrada pelo varejo físico de focar no ser humano e melhorar o desempenho dos negócios.

No mundo corporativo em geral, há uma similaridade entre a experiência do cliente e a experiência do funcionário. Conhecida como Employee Experience, o termo dá nome ao conjunto de interações e sentimentos que o colaborador tem ao longo de sua jornada na empresa, desde o recrutamento e integração até o desenvolvimento profissional, engajamento e eventual desligamento.

O Employee Experience, portanto, é uma abordagem holística, cujo objetivo é criar um ambiente de trabalho positivo, que promova o bem-estar, o crescimento profissional e a satisfação dos funcionários.

Adotar uma abordagem centrada na Employee Experience pode trazer uma série de benefícios tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Para as empresas, os principais benefícios ao adotar o Employee Experience são os seguintes:

– Maior engajamento dos colaboradores, que tendem a ser mais produtivos, criativos e comprometidos com os objetivos da empresa. Esse aprimoramento pode levar a uma cultura de alta performance.

– Funcionários com experiência positiva no local de trabalho são mais propensos a permanecer na empresa a longo prazo. Isso reduz os custos associados à rotatividade de funcionários e ajuda na retenção de talentos.

– Por outro lado, a reputação positiva do empregador que valoriza a experiência do funcionário pode atrair candidatos talentosos e qualificados, o que facilita o recrutamento, além de melhorar a imagem da empresa perante o público.

– A boa experiência do funcionário contribui para a criação de um clima organizacional positivo, onde os funcionários se sentem valorizados, respeitados e apoiados em seu desenvolvimento profissional.

– Um bom ambiente de trabalho e inclusivo pode estimular a criatividade e a inovação, já que os colaboradores se sentem encorajados a compartilhar ideias e assumir riscos calculados.

– Funcionários que se sentem valorizados e apoiados têm menos probabilidade de faltar ao trabalho, o que pode reduzir os custos associados ao absenteísmo.

Os pontos acima mostram os desenvolvimentos que o seu negócio pode ganhar ao adotar o Employee Experience. Mas o colaborador também tem muito a receber com esse sistema.

– Uma experiência positiva no trabalho pode levar o colaborador a um maior engajamento, que se sente mais conectado com os objetivos da empresa e motivado a contribuir para o seu sucesso.

– Empresas que investem na experiência do funcionário muitas vezes oferecem oportunidades de desenvolvimento profissional, treinamento e crescimento na carreira. Isso permite ao colaborador desenvolver suas habilidades e avançar em sua carreira.

– Ao valorizar a experiência do funcionário, muitas empresas oferecem políticas de flexibilidade no trabalho, programas de bem-estar e benefícios que promovem um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

– Colaboradores com níveis mais altos de satisfação no trabalho tendem a ter uma melhor qualidade geral de vida.

– Funcionários que se sentem valorizados, respeitados e apoiados tendem a ter uma atitude mais positiva em relação à empresa e ao trabalho que realizam. Em outro artigo, abordamos sobre como a motivação ajudam os colaboradores a produzirem mais. Clique aqui para re(ler).

O Employee Experience, portanto, como traz muitos benefícios, é uma abordagem que deve ser carinhosamente adotada em sua empresa. Com este artigo, esperamos ter pelo menos apresentado uma luz sobre o tema.  E permanece o convite para continuar a seguir nosso blog, pois sempre teremos assuntos importantes para ajudar o seu negócio.