Reforçando a saúde no outono

O outono se caracteriza pela mudança no clima, que começa a ficar mais frio. Os ventos da estação, a chuva mais gelada e as manhãs bem mais frescas surpreendem o nosso organismo ainda acostumado as temperaturas do Verão.

O resultado pode ser sintomas de sinusites, resfriados ou gripes. Quadros simples que se agravam dependendo do organismo de pessoas mais ou menos propensas a desenvolver quadros de alergia, asma e gripes. Quanto mais saudável estiver o organismo, menos chances de adoecer. Nesse quesito entra o recurso das vitaminas extras, provenientes de alimentos especialmente produzidos nesta época do ano. Eles ajudam a blindar o organismo contra o ataque dos vírus.

Cabe aos restaurantes e a quem prepara as refeições introduzir aos poucos estes ingredientes, de alguma forma, no cardápio das refeições que serão servidos nas empresas. Funcionários que se alimentam de forma adequada, têm muito mais resistência às gripes e resfriados e consequentemente, a empresa tem menos problemas com afastamentos ou faltas por doenças oportunistas.

Entre as frutas, nossa salvação pode estar na ingestão de abacates, ameixas, bananas-maçã, caquis, cidras, jacas, kiwui, maçã, mamão, pera, uvas e as tangerinas que começam a dar o ar da graça nos galhos das laranjeiras.

Hora de caprichar nas saladas com muito alface, alho-poró almeirão, escarola e repolhos. Entre os legumes, a vez das abobrinhas, berinjelas, beterrabas, cará, chuchu, gengibre, inhame, nabo, pepino e tomate.