Quer se aquecer no frio e ter mais saúde? Beba chá!

O frio do outono já está entre nós e manter o corpo aquecido acaba sendo uma das prioridades no dia a dia. Então, utilizamos diversos recursos para isso. Meias, pijamas felpudos e banhos quentes são alguns exemplos. Há também os alimentos, como sopas e caldos. Na bebida, chocolate quente e chás são bem-vindos. E é desse último item que vamos falar neste texto. Portanto, continue a leitura para saber mais sobre seus benefícios.

Temos certeza de que, pelo menos uma vez na vida, quando criança, você escutou sua mãe ou avó dizer que a sua dor de garganta ou gripe apareceram porque andou descalço pela casa no frio ou estava com o corpo suado e abriu a geladeira para beber água gelada. Como remédio, sua avó indicava chá.  Você até podia fazer algumas caretas ao tomá-lo, mas a bebida realmente amenizava as dores, não é mesmo?

Os chás possuem propriedades medicinais e até previnem algumas doenças. Além disso, acalmam, ajudam na qualidade do sono e no emagrecimento – que deve ser indicado por um nutricionista. O chá é um antioxidante natural e rico em minerais. Ou seja, sua avó sabia como a bebida é benéfica para a saúde. O chá também pode ser consumido para manter o corpo superaquecido ou ser um ótimo refresco, basta adicionar gelo e ingerir em algumas refeições.

Agora que você sabe como o chá faz bem para a saúde, confira alguns tipos que selecionamos para você ter mais gosto pela bebida e incluí-la em seu cardápio.

Hortelã

Bastante conhecida, a hortelã é uma erva que contém muitas vitaminas. Fazer o chá da planta proporciona melhorias na digestão, no aprendizado e na memória. A bebida também alivia problemas respiratórios, náuseas e coceiras na pele. Para incrementar o chá de hortelã, você pode adicionar canela, limão e gengibre.

Camomila

Se você estiver com ansiedade, insônia e irritabilidade, ainda mais com a pandemia do novo coronavírus, o chá de camomila é um grande aliado. Tomar uma xícara nesses momentos ou antes de dormir, acalma e relaxa. A planta ainda diminui o inchaço e reduz cólicas menstruais.

Erva-cidreira

O chá de erva-cidreira também pode ser ingerido quando você se encontra ansioso. A bebida também é indicada para diminuir problemas estomacais, gases, colesterol ruim e pressão arterial. Atua na redução do envelhecimento celular, previne o câncer e é um poderoso sedativo.

Chá verde

Além de queimar calorias e auxiliar no emagrecimento, o chá verde acelera o metabolismo e retém líquidos do organismo. A bebida melhora a circulação sanguínea e equilibra os níveis de glicose. Uma dica é evitar tomá-lo antes de dormir, pois possui cafeína em sua composição, o que pode causar insônia.

Viu só quantos benefícios existem no consumo de chás? Dê espaço para que a bebida faça parte da sua rotina, ainda mais neste outono/inverno.

Ah! Uma última recomendação. Tenha preferência pelos chás naturais. Os industrializados contêm muitos conservantes e faz com que alguns nutrientes sejam perdidos.