Quais são os benefícios do pimentão à saúde; e o que cada cor representa?

Hoje vamos falar de um alimento muito versátil e gostoso, que pode ser consumido assado, cozido, cru, grelhado e refogado: o pimentão. De sabor intenso, o vegetal é primo das pimentas e cada cor está ligada diretamente ao grau de maturação, que apresenta diversos nutrientes.

Benefícios à saúde

– Rico em vitamina C e zinco, o alimento é um verdadeiro aliado da imunidade. Combate doenças, infecções e inflamações que afetam o organismo.

– Por ter cálcio em sua composição, o vegetal atua no fortalecimento dos ossos e mantém os dentes saudáveis.

– O alimento também reduz o nível de colesterol ruim (LDL) e previne doenças cardiovasculares, protegendo as artérias e veias do coração.

– As vitaminas A e C, presentes no pimentão, também ajuda a saúde dos olhos. O vegetal possui um nutriente (carotenoide), que protege a retina, sendo assim, diminui o risco de degeneração macular e catarata.

– O pimentão também é um poderoso antioxidante e combate o envelhecimento precoce. A vitamina C é fundamental para a produção de colágeno, que mantém a pele firme e jovial.

– O pimentão ainda previne câncer, diabetes, Alzheimer, osteoporose, melhora o funcionamento intestinal, reduz inchaços, atua no emagrecimento, evita e combate a anemia e fornece mais energia ao corpo, devido ao fósforo, mineral encontrado no alimento.

Atenção

O pimentão não é indicado para as mães que ainda estão no período de amamentação, pois o vegetal pode mudar o gosto do leite materno. O alimento também não deve ser consumido por pessoas com gastrite (a capsaicina, substância picante, irrita às mucosas).

Pimentão verde, amarelo e vermelho: o que cada cor representa?

Muitas pessoas acreditam que os pimentões coloridos são de espécies diferentes. Mas, como já citamos acima, todos os tipos se tratam do mesmo vegetal, o que difere é o período de maturação. As cores significam que cada um foi colhido em épocas diferentes. Um ainda está verde, o amarelo em fase de amadurecimento e o vermelho maduro.

O pimentão verde costuma ser o mais picante dos três, pois foi cultivado por menos tempo. Por não ter muitas calorias, é ideal para quem é adepto às dietas. Já o pimentão amarelo é adocicado e apresenta mais vitamina C. Por fim, o pimentão vermelho é o que possui mais nutrientes, devido ao seu estágio de amadurecimento.

Dica

Faça a higienização correta do alimento. Corte em pequenas quantidades, cozinhe e coloque as porções em saquinhos individuais e congele. Além de não desperdiçar o vegetal, que pode estragar sem o armazenamento certo, quando for preparar algum prato especial, os pimentões já estarão pré-cozidos.

 

Receita – Pimentão recheado

Ingredientes

1 pimentão amarelo grande

1 pimentão verde grande

1 pimentão vermelho grande

6 ovos

1 xícara (chá) de arroz

1 cenoura

2 xícaras (chá) de água

1 colher (sopa) de azeite ou óleo

½ cebola

1 louro

Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

 

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).

Descasque e pique fino a cebola. Lave, descasque e corte a cenoura em cubinhos. Leve 2 xícaras (chá) de água ao fogo baixo.

Numa panela média, aqueça o azeite e refogue a cebola por 2 minutos em fogo baixo, até murchar. Tempere com uma pitada de sal e junte a cenoura e o louro. Misture bem.

Acrescente o arroz e misture bem para envolver todos os grãos com o azeite – isso ajuda a deixar o arroz soltinho depois de cozido. Regue o arroz com 2 xícaras (chá) de água fervente, tempere com ½ colher (chá) de sal, misture bem e aumente o fogo para médio. Não mexa mais. Enquanto isso, prepare o pimentão.

Lave, seque e corte os pimentões ao meio no sentido do comprimento. Com uma faca, retire as sementes e a película branca de cada metade, mas mantenha o cabinho – ele dá um charme à apresentação. Transfira para uma assadeira grande e tempere com sal e pimenta-do-reino moída a gosto. Leve ao forno preaquecido para pré-assar por 10 minutos, até amolecer. Retire do forno e reserve.

Assim que a água do arroz atingir o mesmo nível que os grãos, diminua o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar, até que o arroz absorva toda a água – para verificar se a água secou, fure o arroz com um garfo e afaste delicadamente alguns grãos do fundo da panela; se ainda estiver molhado, deixe cozinhar mais um pouquinho.

Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor. Em seguida, solte os grãos com um garfo.

Recheie os pimentões com o arroz e, com as costas de uma colher, faça uma cavidade central. Quebre um ovo numa tigela e, delicadamente, coloque na cavidade de cada pimentão recheado. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Volte os pimentões ao forno para terminar de assar por cerca de 15 minutos, até o pimentão ficar macio e os ovos cozinharem – se desejar os ovos com gema mole deixe por apenas 10 minutos. Sirva a seguir.

(Fonte da receita: Panelinha)