QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA OLEAGINOSAS À SAÚDE?

Os pratos de natal são regados a muitas frutas e sementes que nós conhecemos bem, mas nesta época do ano, parece que todas elas ganham um glamour especial.  Mas não é só beleza. Frutas e sementes fazem muito bem à nossa saúde. Então, são bem-vindas no ano inteiro, e especialmente, no Natal.

As castanhas, por exemplo, são conhecidas por serem altamente calóricas e, de fato, o valor de gorduras presente nelas é concentrado. Mas elas têm propriedades capazes de reduzir o nosso colesterol ruim, o famoso LDL, em até 7,4% e os triglicérides em até 10%. Importante, contudo, balancear a dieta: não ingerindo em exagero.

Já as nozes apresentam maior quantidade de gordura poli-insaturada, além de glutationa e vitamina E, antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento. Cada 100 grama de nozes pode conter de 620 a 705 calorias.

As oleaginosas podem substituir, inclusive, outros alimentos em uma dieta balanceada. As castanhas também são fontes de vitamina E, e complexo B, além de muito ricos em potássio. Podem ser consumidas acompanhadas de iogurtes naturais.

EXCELENTES DO PONTO DE VISTA NUTRICIONAL

Bem-vindas também as avelãs, excelentes fontes de cálcio que ajudam a prevenir a osteoporose.    Especialistas alertam, no entanto, para o risco de se acrescentar muito sal em alguns destes alimentos, como os amendoins e isso se transformar em um fator de risco de hipertensão, quando deveria ser o contrário.

As avelãs são ricas em antioxidante e atuam contra o envelhecimento das células, contém ômega-9 e possui anti-inflamatórios potentes. Podem dar uma sensação de saciedade por períodos longos, constituindo-se em excelente alimento.

Já a amêndoas, são riquíssimas em cálcio, fósforo e arginina. Vão ajudar na circulação sanguínea e contribuir para a saúde cardiovascular. Possuem ainda magnésio e vitamina E, que combatem o excesso de radicais livres do organismo. Entra nesta lista das sementes mais apreciadas no natal, a castanha de caju, uma campeã em gorduras monoinsaturadas. Contém também aminoácidos. A prima-irmã, castanha do Pará, contém selênio, aquele elemento que é um presente para a produção de hormônios da tireoide e melhora o sistema imunológico.

E tem ainda o nosso querido amendoim , uma das oleaginosas mais populares do Brasil e também das mais calóricas. Cada 100 grama contém aproximadamente 576 calorias. Importante guardar muito bem e em lugar seco para impedir o desenvolvimento do fungo que contém aflatoxina. Esta substância é considerada cancerígena. Com alguns cuidados, está liberado o consumo das oleaginosas excelentes para a saúde e que ajudam a compor os diversos pratos do natal.