Quais são as diferenças entre alimentos diet, light e zero?

Nas prateleiras dos supermercados há uma infinidade de produtos, com diferentes informações nos rótulos, e com certeza, você já encontrou os termos diet, light e zero. Geralmente, esses termos estão associados aos alimentos que não possuem grandes quantidades de calorias. Mas será que esse conceito é verdadeiro? Continue a leitura para descobrir!

De acordo com a nutricionista Adriana Ávila, “alimento light é aquele que tem redução de, no mínimo, 25% do valor calórico ou de algum nutriente como a gordura total ou a saturada, o açúcar, o colesterol ou o sódio, em comparação ao produto tradicional. Já os alimentos da linha diet ou zero possuem a exclusão total de algum componente, como o açúcar, a gordura, o glúten, lactose ou o sódio. Para um produto ser diet deve ser retirado 100% de, pelo menos, um dos ingredientes presentes na composição do produto convencional”.

Ainda segundo a profissional da saúde, “se a pessoa é diabética, por exemplo, vai escolher um alimento diet ou zero por não ter adição de açúcar, deve optar por uma marca que tenha menos gordura saturada, não tenha um valor calórico elevado e tenha menos sódio. Para uma alimentação saudável devemos optar por alimentos com menos sódio, menos gordura saturada e que não seja muito calórico, especialmente para quem já esteja acima do peso”, destaca.

Lembre-se: antes de consumir esses produtos, procure um médico. Através da orientação correta deste profissional, você saberá quais são os alimentos indicados para a sua dieta.