Primavera: quais alimentos devem ser consumidos na estação?

Conhecida pelas belas flores, a primavera é a estação mais harmoniosa do ano. Garante dias mais prolongados, temperaturas amenas e um clima agradável. A primavera também proporciona uma grande diversidade quando o assunto é alimentação.

Nas estações mais frias, nosso corpo quer comidas mais quentes e calóricas para ser aquecido, não é mesmo? Com a chegada da primavera, esses hábitos sofrem mudanças e a preferência por frutas, sucos, saladas e alimentos de fácil digestão aumentam.

Aproveitar o consumo de frutas, verduras e legumes na primavera também traz diversas vantagens. Além da ajuda na contenção de gastos, os preços em feiras, supermercados e hortifrútis costumam ser menores. Dessa forma, a lista de compras fica mais econômica e há mais itens saudáveis em casa.

Além da economia, os alimentos são mais saborosos, suculentos, frescos e nutritivos. Então, como aproveitar esses benefícios, sem deixar os cuidados com a saúde de lado? Escolhendo os alimentos certos. Confira abaixo:

Frutas

– Maracujá: O fruto contém flavonoides e alcaloides, que agem sobre o sistema nervoso central e ajudam a relaxar. Também é rico em sais minerais como potássio, ferro e cálcio, além de vitaminas A, B e do complexo C.

– Laranja-lima: Fruta com muitos antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias. Controla o colesterol, regula o intestino e traz melhorias ao sistema circulatório. É recomendada para gestantes e crianças.

– Pera: De fácil ingestão, é rica em fibras. Auxilia no emagrecimento e reduz o apetite, especialmente quando consumida antes das refeições. Pelo baixo índice glicêmico, favorece o combate da diabetes, pois é uma das frutas que menos aumenta o açúcar no sangue.

Outras frutas da estação: abacaxi, acerola, banana, caju, jabuticaba, kiwi, maçã, mamão, manga, melão, morango, pêssego e tangerina.

 

Legumes

– Batata-doce: queridinha das dietas e dos adeptos das atividades físicas, é rica em fibras, minerais e vitaminas e fornece grande fonte de energia ao corpo. Com substâncias antioxidantes, ajuda a regular o metabolismo e pode diminuir o risco do desenvolvimento de alguns cânceres.

– Pimentão amarelo: as vitaminas A, C, vitaminas do complexo B e minerais encontradas no pimentão amarelo apresentam propriedades antioxidantes e antienvelhecimento. Além disso, atua diretamente na manutenção de ossos e dentes saudáveis por ter cálcio em sua composição.

Outros legumes da estação: abóbora, abóbora japonesa, abobrinha brasileira, alcachofra, beterraba, cará, ervilha, fava e inhame.

 

Verduras

– Brócolis, couve, espinafre e rúcula: fontes de ferro, ácido fólico, antioxidantes e vitaminas A, B6 e B12, que atuam na maturação das células imunes para proteger o organismo de diversas doenças.

– Rabanete: nutritivo, o alimento é um ótimo auxiliar ao nosso sistema digestivo, além de vitamina C, potássio e fósforo, que ajudam no controle da pressão arterial e a saúde cardiovascular.

Outras verduras da estação: almeirão, aspargos, chicória, couve-flor, endívias, erva-doce, escarola, mostarda e nabo.

Que tal aproveitar essa variedade e incluir os alimentos no cardápio diário para adquirir mais saúde na primavera?