Obesidade: um em cada quatro brasileiros sofre com o excesso de peso

De acordo com a Pesquisa Nacional da Saúde do IBGE, um em cada quatro brasileiros sofre com a obesidade. Entre 2003 a 2019, o número de pessoas obesas acima dos 20 anos mais que dobrou no país: de 12,2% saltou para 26,8%. Os dados foram divulgados em outubro do ano passado e é baseado no Índice de Massa Corporal (IMC), em que são calculados o peso e a altura.

A obesidade, na maioria dos casos, está associada a outras doenças, como depressão, diabetes, hipertensão e problemas respiratórios. Segundo Pedro Saddi, especialista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, se os índices continuarem subindo, o Brasil corre grande risco de alcançar os Estados Unidos, líder em obesidade mundial.

A pesquisa também revelou que em 2019 cerca de 7,4 milhões de pessoas, ou seja, 33,7%, entre 18 e 24 anos, estão com excesso de peso. Já o grupo entre 40 a 59 anos, a incidência subiu para 70,3%, o que representa 39,5 milhões de pessoas.

Além da falta de exercícios físicos, a má alimentação é um dos principais fatores que contribuem para a obesidade. Com a pandemia do coronavírus, especialistas da saúde apontam que esses números devem aumentar ainda mais, devido ao isolamento social, a ansiedade, o estresse e o descontrole alimentar.

Portanto, a alimentação equilibrada se torna uma grande aliada da saúde. Como benefícios, previne doenças, melhora o sistema digestivo e proporciona mais disposição e energia. Por isso, é importante que as empresas reforcem os cuidados com seus colaboradores, já que os dados acima atingem toda a população brasileira.

Para ajudar nessa empreitada, a JA Alimentação é uma ótima solução. Com grande experiência no ramo alimentício, desenvolve diversas ações, inclusive o desenvolvimento de cardápios balanceados de acordo com cada organização. Comece hoje mesmo essa iniciativa dentro da sua empresa e conte com a JA para promover saúde e qualidade de vida aos seus funcionários.