O horário de almoço é um aliado para o restante do dia

Para quem trabalha, o horário de almoço é definido por lei no Art. 71 da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) no Brasil. De acordo com o artigo, é obrigatória a pausa de pelo menos uma hora após seis horas corridas de trabalho.

E o motivo é a importância da pausa e de se alimentar para encarar a segunda jornada de trabalho. Por isso, algumas dicas são fundamentais para que você aproveite da melhor forma seu horário de almoço e o use como um aliado para te auxiliar nos trabalhos do período da tarde.

Uma dica é evitar alimentos muito pesados e gordurosos. A quantidade também tem que ser distribuída e não consumida apenas no horário do almoço. Isso vai evitar dificuldade na digestão dos alimentos e te deixar sonolento ao longo do dia. Dividindo a quantidade de alimento ao longo de todas as refeições, te deixa mais disposto e saciado.

Prefira alimentos proteicos, porém mais leves. Carnes magras, verduras, legumes e até frutas junto com a comida são a melhor opção. Outra dica, para quem almoça em sistema de self service, é primeiro passar observando quais os alimentos estão a disposição no buffet antes de servir. Isso evita o desperdício e também o excesso de comida no prato.

Para quem leva alimento de casa para o trabalho, é importante escolher um ambiente calmo e agradável para almoçar. Deve-se evitar almoçar na mesa de trabalho ou fazendo qualquer outra atividade que possa lhe distrair. A distração na hora das refeições faz com que comamos mais e sem mastigar corretamente.

Os líquidos são vilões durante as refeições, prejudicam a digestão e podem aumentar o volume do estômago. Mas se você é daquelas pessoas que não consegue ficar de jeito nenhum sem tomar líquidos no horário de almoço, opte pela água ou suco sem açúcar e no máximo 100 ml. Não evita, mas minimiza os impactos.