Novembro Azul: alimentos que previnem o câncer de próstata

Assim como outubro é dedicado aos cuidados com o câncer de mama, novembro reforça o combate ao câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens e com altas taxas de mortalidade.

É considerado também um câncer da terceira idade, pois 75% dos casos ocorrem em homens a partir dos 65 anos. Segundo as estatísticas do INCA, 65 mil novos casos da doença devem surgir a cada ano do triênio 2020/2022. Além da idade, outros fatores podem causar o câncer de próstata, tais como histórico familiar, excesso de gordura corporal, exposição às substâncias tóxicas, bebidas alcóolicas e cigarro.

Para prevenir a doença, a Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) destaca que uma alimentação saudável, aliada ao exercício físico e à manutenção do peso, é um fator determinante contra o câncer de próstata. Portanto, confira abaixo quais alimentos protegem o organismo e quais aumentam os riscos de tumores.  Primeiro, vamos à lista dos que você deve consumir:

– Goiaba vermelha e tomate são ricos em licopeno, um poderoso antioxidante que impede a proliferação de vasos que nutrem as células doentes e o crescimento de tumores.

– Pesquisadores da Califórnia encontraram substâncias no suco de romã que podem inibir o movimento de células cancerígenas e a metástase do câncer de próstata.

– Vegetais crucíferos, como acelga, agrião, brócolis, couve, nabo, rabanete, repolho e rúcula reduzem o crescimento da doença ou o risco de um tumor mais agressivo.

– O chá verde é uma bebida com muitas vitaminas e minerais. Estudos comprovam que sua ingestão diminui em até 48% o risco de desenvolvimento do câncer de próstata.

Já os alimentos abaixo devem ser consumidos com muita moderação:

–  Beber refrigerante diariamente aumenta em 40% as chances de um câncer de próstata mais agressivo.

– Pessoas que consomem, por semana, mais de 1,5 porção de carne vermelha frita aumentam em 30% o risco de adquirir a doença. O recomendado é ingerir até 500 gramas por semana.

– Carnes processadas, como bacon, hambúrguer, presunto e salsicha ou carnes assadas em altas temperaturas, como por exemplo, churrascos, consumidas com frequência podem causar o desenvolvimento do câncer de próstata.

Por fim, um recado aos homens. Agora que você sabe quais alimentos são ruins para o câncer de próstata e quais ajudam a combater a doença, cuide-se. Faça o exame e tenha mais saúde para compartilhar bons momentos em família e com os amigos.