MAIS QUE DIETAS, COMPROMISSO COM A SAÚDE EM 2020

As comilanças do Natal e Revéillon ficaram para trás. Dietas e saúde estão na ordem do dia. Afinal, agora é vida que segue trazendo os desafios de um ano novo.  Iniciar um curso, concluir um projeto ou tocar adiante aquele objetivo de entrar em forma. Comer direito, no entanto, é muito mais que simplesmente fazer uma dieta prometida na virada do ano. É na verdade, a chave para o sucesso de todos os nossos demais projetos em 2020. Sem saúde e disposição o restante também não sairá do papel. Sucos, legumes e frutas nos ajudarão a livrarmos do excesso de calorias consumidas nas últimas semanas. Uma alimentação mais leve também combina com os dias quentes de janeiro e os nossos objetivos de perder peso e ganhar disposição.

O consumo de peixes, por exemplo, é determinante nesta conquista de mais saúde e leveza.  A prática saudável, no entanto, começa com a escolha do peixe. Este precisa estar em boas condições de armazenamento para manter o sabor as propriedades nutricionais. Adquiri-los inteiros é uma das formas de melhor observar, por exemplo, os olhos, as escamas que indicam o estado de conservação.  Se a opção for por comprar filetados, é fundamental observar a coloração. Se estiverem com um tom amarelado nas extremidades, podem estar armazenados há muito tempo e sem as suas melhores características.

ESCOLHENDO DA MELHOR MANEIRA

Na compra de camarões também vale a dica de adquiri-los com casca e cabeça como forma de poder observar melhor a conservação. Depois de muito tempo no gelo, o camarão pode ficar com a casca escura, por isso são descascados antes de serem novamente colocados à venda.

A melhor forma de preparar peixes e outros frutos do mar é grelhar, assar ou cozinhar no vapor. Dessa maneira se mantém suas propriedades nutricionais e seus benefícios para a saúde.

Ervas como manjericão, manjerona, coentro, louro e cebolinha, bem como especiarias como noz-moscada e cominho, combinam muito bem e dão aquele toque especial à sua receita. Arroz branco ou integral pode fazer o acompanhamento, ou pequenas porções de purê de batatas. De preferência aos sucos de fruta natural, em especial aos de limão nesta época do ano, essenciais para refrescar, ajudar na digestão e queima de gorduras. E muita saúde para todos nós durante todo o ano que iniciamos!