Hábitos alimentares estão ligados à saúde e bem-estar

Já dizia o pai da Medicina, Hipócrates, “dos alimentos farás a sua medicina”. Essa máxima, portanto, que mostra a relação entre alimentação e saúde, não é novidade, mas é sempre bom lembrar que os hábitos alimentares estão intrinsicamente ligados à nossa saúde e bem-estar. E como no próximo dia 31 de março é comemorado o Dia Nacional da Saúde e da Nutrição, é sempre bom tocar nesse assunto.

Hábitos saudáveis

Adotar novos hábitos, como o consumo de alimentos saudáveis aliado à prática de atividades físicas, contribui para o controle de diversos fatores de risco como obesidade, hipertensão arterial, alteração nos níveis de glicose sanguínea e colesterol, entre outros.

Por isso, é importante priorizar no dia a dia o consumo de alimentos funcionais, já que eles exercem um papel que vai além da nutrição básica e da oferta de nutrientes como carboidratos, proteínas, gorduras, mas também oferecem compostos bioativos que desempenham funções na promoção da saúde.

É importante lembrar que o resultado terapêutico dos alimentos funcionais é anulado quando o hábito alimentar é desequilibrado. Para que esses alimentos possam ter o efeito esperado é importante associar uma rotina alimentar saudável que inclua, diariamente, o consumo de verduras, frutas, cereais integrais, carnes magras, leite e derivados magros.

Guia Alimentar

O Ministério da Saúde lançou, em 2006, o Guia Alimentar para a População Brasileira, documento que aborda princípios e recomendações de uma alimentação adequada e saudável e se configura como um instrumento de apoio às ações de educação alimentar e nutricional (EAN). Ao clicar aqui você terá acesso ao GAPB atualizado, mas, entre os pontos principais do Guia, destacam-se os seguintes:

  1. Utilizar alimentos in natura – ou minimamente processados- a base da alimentação
  2. Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias
  3. Limitar o consumo de alimentos processados
  4. Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados
  5. Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia
  6. Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados
  7. Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias
  8. Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece
  9. Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora
  10. Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais

Alimentos saudáveis

A lista abaixo traz uma série de alimentos que oferecem propriedades nutricionais e que devem ser consumidos com frequência para a promoção da saúde.

Peixes: os tipos sardinha, salmão e atum são ricos em Ômega 3, que promove a redução do triglicérides e previne o aparecimento de doenças cardíacas.  Deve-se consumir 1 filé médio (100g) duas vezes na semana

Linhaça: auxilia na redução do triglicérides e na prevenção de doenças cardíacas. Ingerir uma colher de sobremesa de farinha de linhaça dourada por dia

Probióticos: são micro-organismos vivos (Lactobacilos e bifidobacterias) que habitam o intestino humano e promovem diversos benefícios a saúde, como produção de vitamina K, vitaminas do complexo B e prevenção câncer de intestino.  Ingerir Leites fermentados ou iogurte que contenham probióticos 1 unidade dia.

Aveia e cevada: redução do peso, diminuição do colesterol e melhor controle do diabetes. Consumir três colheres de sopa de farelo de aveia ou de cevada cozida por dia.

Azeite de oliva: o consumo regular pode prevenir as doenças cardiovasculares em até 30%. Consumir 1 colher de sopa duas vezes ao dia.

Soja: a proteína da soja auxilia na redução do colesterol total. Ingerir 4 colheres de sopa cheia de carne de soja ou 1 xícara de café de soja em grão por dia.

Alimentos enriquecidos com fitosterol: redução do colesterol total e colesterol “ruim” LDL colesterol. Margarina, leite e iogurte enriquecidos pela indústria de alimentos: consumir 1 colher de sopa de margarina e 1 copo (200 ml) de iogurte ou leite por dia.

Frutas vermelhas: ricas em antioxidantes que previnem o desenvolvimento de doenças cardíacas e o câncer.  Consumir pelo menos 1 fruta vermelha ao dia e dê preferência à uva, goiaba vermelha, melancia, morango, acerola, amora ou framboesa.

Cacau em pó: sua semente é rica em flavonoides, um poderoso antioxidante e anti-inflamatório natural, e auxilia na regulação dos níveis de colesterol e pressão arterial. Ingerir até 3 colheres sopa por dia.

Castanhas (como castanha do Pará e castanha de caju): auxilia no sistema cardiovascular, imunológico e regulação da tireoide. Consumir 30g por dia de um mix de castanhas ou 3 castanhas do Pará e 6 castanhas de Caju/dia.

E aí, parou para pensar na importância da alimentação e saúde?  E não se esqueça que acompanhar sempre o nosso blog para ter acesso a conteúdos de qualidade.