Fondue e inverno: combinação perfeita

Fondue é uma guloseima que dá água na boca só de lembrar. Com as temperaturas baixas do inverno, é um ótimo complemento para as noites frias. Ao mesmo tempo, é o prato perfeito para curtir a estação com um jantar romântico, reunião entre amigos ou um momento diferente com a família.

De acordo com a história, a fondue foi criada na Suíça. Camponeses que viviam em regiões montanhosas e enfrentavam um rigoroso inverno, muitas vezes não conseguiam ir às cidades para comprar alimentos. Então, aproveitavam os restos de queijos, derretia-os em uma panela e mergulhavam pães para saciar a fome.

Hoje em dia, há não só a opção com queijo, mas também com carnes e a famosa fondue de chocolate. É ou não é uma refeição completa? Tem até sobremesa! Então, se liga nas receitas que preparamos para você fazer uma deliciosa fondue salgada e doce.

Fondue de queijo

Ingredientes

300g de queijo gruyère ralado

200g de queijo emmenthal ralado

150ml de vinho branco

Meio dente de alho

Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto

Pão francês cortado em cubinhos ou torradas temperadas

Modo de preparo

Esfregue o dente de alho no fundo da panela que será preparada a fondue. Adicione os queijos e o vinho branco. Ligue o fogo e mexa, com uma colher de madeira, os ingredientes até formar uma massa homogênea. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Coloque a panelinha no recipiente próprio da fondue em fogo baixo e sirva com os acompanhamentos.

 

Fondue de chocolate

Ingredientes

1 caixa de creme de leite

200 g de chocolate amargo em pedaços

Frutas da sua preferência

Modo de preparo

Derreta o chocolate picado em banho Maria. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite para deixar a massa mais cremosa. Coloque-o na panela de fondue e mergulhe as frutas no chocolate.

Viu só como as receitas de fondue são fáceis e não demandam muito tempo? Compre os ingredientes e faça hoje mesmo!