Em grande quantidade, alimentos saudáveis podem ser tóxicos
Com certeza você já ouviu que tudo em excesso faz mal. A frase também se aplica ao consumo de alimentos. Mesmo aqueles considerados saudáveis, se consumidos sem moderação, podem não ser benéficos à saúde. Para quem já tem alguma doença, o excesso de alguns alimentos, por exemplo, pode causar mais desconfortos ou agravar os sintomas.
Para saber quais são os tipos de alimentos que podem ser tóxicos e causar efeitos negativos ao organismo, confira abaixo:
Couve
Consumida em excesso aumenta a produção do hormônio da tireoide e os níveis de açúcar no sangue, causa irregularidades hormonais e inchaço no corpo.
Espinafre
Rico em ácidos, o alto teor de ingestão de espinafre impede a absorção de outros alimentos consumidos com a verdura. A pessoa com tendências para reumatismo, artrite ou cálculos renais deve evitar o espinafre cru ou cozido.
Canela
Ingerir canela em grandes quantidades pode ser prejudicial à saúde. A especiaria causa reações alérgicas, distúrbios gastrointestinais e problemas no fígado.
Carambola
Quem tem problemas renais não poder comer ou beber suco de carambola. A fruta possui uma toxina que é eliminada pelos rins. Então, o órgão não consegue filtrar a toxina e eliminar a substância. Em pessoas saudáveis, ingerir em grandes quantidades causa pedra nos rins.
Atum
O peixe contém altos níveis de um poluente ambiental que, consumido em excesso, causa falta de coordenação, problemas de visão, perda de memória e atraso no desenvolvimento de crianças.
Castanha-do-Pará
A oleaginosa possui selênio em suas propriedades e consumir além do recomendado – seis castanhas por dia – pode causar intoxicação. Os sintomas são diversos, como perda de cabelo, fadiga, náuseas, enfraquecimento das unhas e danos ao sistema nervoso.
Café
Brasileiro é apaixonado por café, mas ao tomar muito a bebida, tem que estar preparado para adquirir úlcera, gastrite, insônia, ansiedade, irritação e até aumento dos batimentos cardíacos.