Dia das Mães: não esqueça de homenagear suas colaboradoras

Dia das Mães está próximo e as empresas não podem deixar de homenagear suas colaboradoras mães! Para ajudá-lo nessa empreitada, preparamos algumas dicas de eventos, ações e estratégias que podem ser utilizadas pelo RH para, além de comemorar a data, melhorar a comunicação e engajar colaboradores.

Mas antes de repassar as dicas, vamos voltar um pouco no tempo e mostrar como surgiu a data. A comemoração surgiu início do século XX, nos EUA, como uma ideia de Anna Jarvis para marcar o falecimento de sua mãe, ocorrido em 1905. Em 1914, Anna conseguiu aprovação do congresso norte-americano e o presidente Woodrow Wilson sancionou o Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio.  Já aqui no Brasil a data foi instituída oficialmente em 1932, pelo presidente Getúlio Vargas.

Por que homenagear as colaboradoras?

Além de valorizar as mulheres que são mães (biológicas ou afetivas), é uma forma de estender as homenagens aos familiares e às pessoas que representam o papel materno nos lares dos colaboradores. Ações desse tipo contribuem para criar uma cultura de pertencimento e de valorização do capital humano. Como consequência, ganha-se em engajamento, integração de colaboradores e aumento da produtividade.

– Construção de cultura organizacional de reconhecimento profissional

– Promove um bom clima na empresa

– Fortalece relações entre equipe

– Ressalta o sentimento de valorização das colaboradoras

– Aumenta a motivação dos profissionais e consequentemente produtividade.

Além disso, as ações também funcionam para todos os colaboradores (filhos), que poderão aproveitar a data especial. Mas o que fazer no dia das mães na empresa? Confira algumas dicas abaixo:

Elas escolhem!

A primeira dica é fazer uma votação do que oferecer às mães colaboradoras! Para isso, veja a viabilidade das ações e apresente algumas opções. Algumas ideias são ingressos para o cinema, um dia de spa, um jantar, voucher para manicure e outras. Deixe-as escolherem o que mais gostarem para poder curtir sua data!

Promover palestras

Uma boa opção é oferecer uma palestra, que pode ser uma roda de conversa descontraída, com um assunto específico ou vários. Empreendedorismo feminino, habilidades desenvolvidas na maternidade, conciliação entre carreira e filhos e seus desafios estão entre os temas que podem ser abordados. Se possível, contrate um especialista para falar sobre os assuntos do universo materno, de forma que contribua com dicas e diferentes pontos de vista.

Integrar as mães dos colaboradores

Maior parte das pessoas passa mais tempo no trabalho do que com suas famílias. Por isso, uma boa dica é encurtar a distância entre mães e filhos com um encontro informal dentro da própria empresa. Em um dia específico, o RH pode receber os filhos das colaboradoras (e/ou o contrário) com um tour pelo local de trabalho.

Ao final do encontro, as mães e os filhos estarão juntos se encontrarão para um brunch ou coffee break. Além de acolher colaboradores, filhos e mães, o evento irá fortalecer lações e aproxima a família e empresa.

Criar um mural de fotos

Organize uma exibição de fotos de mães e seus filhos ou dos colaboradores com suas mães. A exposição pode ser organizada em um mural físico na empresa e também pode virar uma campanha institucional para as redes sociais da empresa.

Game: quem é mãe de quem?

Esta é uma atividade prática, lúdica e ótima pra promover o engajamento e a retenção. Funciona assim: cada colaborador envia fotos de sua mãe. O RH recebe as imagens e as distribui em canais da empresa (intranet e e-mail, por exemplo).  O jogo começa quando cada colaborador tenta descobrir quem é a mãe de quem na empresa. Os acertos podem valer brindes. Importante: lembre-se de pegar a autorização do funcionário para uso da imagem na campanha, ok?

Qual o tipo de mãe?

Outra dinâmica é a definição de categorias de mães. É uma brincadeira simples, mas que pode render muitas risadas, engajamento e fortalecimento nas relações. Para isso, junte toda a equipe e deixe-a escolher qual mãe se encaixa em qual tipo de categoria.  Exemplos: mãe da firma, mãe amiga, mãe que dá bronca, a que passa o pano, aquela que é emotiva, e assim vai. Essa ação pode ser feita durante o café da manhã ou coffee break.

Café da manhã ou coffee break especial

Uma bela mesa de pães, bolos e doces pode ser perfeito para comemorar o Dia das Mães na empresa! Além da homenagem você ainda proporciona momentos de descontração e interação entre os colaboradores.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas! Ah, não se esqueça: a JA Alimentação pode ajudá-lo com o fornecimento de um café ou coffee break especialmente para esse dia. Para saber mais, entre em contato por aqui!  E não deixe de acompanhar o nosso blog para ter acesso a outros conteúdos!