Cuidados na cozinha em tempos de Covid-19

Assim que tivemos a informação sobre o aparecimento de casos de Covid-19 no Brasil, a JA Alimentação adotou todos os procedimentos necessários para estar dentro das normas de segurança e prevenção contra a doença. Os procedimentos continuam sendo seguidos, o que garante a segurança de todos os nossos colaboradores, clientes e dos alimentos que produzimos.   Passamos a adotar o uso constante de frascos de Álcool 70% INPM instalados em vários pontos estratégicos em todos o estabelecimento empresarial, nos veículos da empresa e nos locais em que presta serviço para terceiros.   Também adotamos, junto a todos os funcionários, o uso obrigatório de máscaras faciais personalizadas de uso não profissional fornecidas pela empresa, desde o trajeto da residência para o trabalho, quanto da empresa para a residência; independente se for meio de transporte público, próprio ou da JA Alimentação. As máscaras também foram adotadas durante todo o expediente.   Outras recomendações que foram passadas aos funcionários:
  1. Assegurar que a máscara esteja em condições de uso (limpa e sem rupturas);
  2. Fazer a adequada higienização das mãos com água e sabonete e/ou com Álcool 70%INPM;
  3. Tomar cuidado para não tocar na máscara; se tocá-la, deverá executar imediatamente a higiene das mãos;
  4. Cobrir totalmente a boca e nariz, sem deixar espaços nas laterais;
  5. Manter o conforto e espaço para a respiração;
  6. Evitar uso de batom ou outra maquiagem ou base durante o uso da máscara;
  7. Não compartilhar a sua máscara, ainda que ela esteja lavada;
  8. Lavar as máscaras previamente com água corrente e sabão neutro e repetir este procedimento constantemente;
  9. A máscara deve ser lavada separadamente de outras roupas;
  10. Acondicionar em um saco ou envelope de papel com os elásticos para fora.
  Medidas que foram tomadas em função de aglomeração e aparecimento de sintomas gripais: 
  1. Utilização obrigatória dos tapetes sanitizantes dispostos na entrada do setor administrativo, refeitório e setor produtivo.
  2. Seguir expressamente a regra do espaçamento mínimo de 1,5 metros de um colaborador para outro. Essa regra deve ser seguida inclusive nos ambientes de trabalho, nos refeitórios, banheiros e vestiários, quiosques, nos intervalos e no registro do ponto;
  3. São expressamente proibidas aglomerações no âmbito da empresa, devendo ser seguidas as orientações de lotação máxima em cada ambiente.
  4. Seguir as orientações repassadas pela empresa nos canais internos de comunicação;
  5. Evitar contato físico com pessoas com sintomas de gripe;
  6. Evitar compartilhar objetos de uso pessoal;
  7. Limpar frequentemente locais que muitos tocam utilizando sempre os EPI’S adequados;
  8. Durante a pandemia da COVID 19, está proibido o uso do vestiário para banho;
  9. Caso seja do grupo de risco, esteja com sintomas gripais ou característicos da infecção pelo COVID-19, buscar ajuda médica e avisar imediatamente ao seu gestor para as providências necessárias;
  As ações acima constam até em um documento onde todos assinaram, estando de acordo com as normas. Além de nossas ações internas, consta que todos os refeitórios onde a JA serve alimentação estão seguindo orientação do Ministério da Saúde quanto ao distanciamento de mesas, não há mais self-service, todos estão sendo servidos por nossos funcionários, há higienização constante das mesas, número reduzido de pessoas ao mesmo tempo no refeitório e separação nas mesas com acrílico ou filme.