Confira as competências profissionais mais procuradas pelas empresas

Para uma pessoa ingressar no mercado de trabalho, não basta apenas querer. O mercado, cada vez mais exigente, está em busca de profissionais com um conjunto de competências, que são habilidades e qualificações que o indivíduo possui para executar tarefas e responsabilidades do dia a dia no trabalho. Uma competência pode ser técnica, de gestão ou comportamental.

Portanto, cada vez mais, as empresas estão em busca de colaboradores que tenham esse conjunto de características. Dessa forma, confira as competências profissionais mais procuradas pelas empresas

Organização

A organização é uma habilidade essencial para o mercado de trabalho. Por isso, é importante que o candidato seja capaz de planejar e organizar sua carga de trabalho, especialmente em setores que exigem o cumprimento de prazos.

Por que a organização é tão importante? Porque, para realizar um serviço com qualidade e eficiência, é preciso fazer uma boa gestão de tempo. E aqui não se trata apenas de manter o ambiente de trabalho organizado, mas também de organização dos processos.

O profissional que possui essa habilidade normalmente é atento ao cumprimento dos prazos. Por ser cuidadoso, avisa com antecedência quando há contratempos e problemas que influenciam na finalização do trabalho.

Muitos trabalhos, inclusive, exigem que o colaborador consiga realizar diversas atividades, que muitas vezes envolvem diferentes setores e ações. Portanto, essa habilidade é fundamental para o colaborador alcançar o sucesso e ajudar no desenvolvimento da empresa.

Autoconfiança

O profissional autoconfiante possui consciência de seu valor pessoal e conhece suas competências. Como é capaz de respeitar, confiar e acreditar em si próprio, pode inspirar colegas, chefes e outros colaboradores.

A autoconfiança também faz com o que profissional proponha novas ideias e aceite desafios no trabalho, o que pode trazer benefícios para a empresa. Portanto, a autoconfiança mostra que o funcionário acredita em seu potencial, seja em alcançar metas e objetivos, de mudar e transformar sua realidade ou de tornar quem deseja ser.

Trabalho em equipe

Trabalhar em equipe é uma das habilidades mais procuradas pelas empresas. Mas é uma característica que envolve posicionamento — muitas vezes divergentes — e a aceitação de ideias. Portanto, além de demonstrar atividades de cooperação, parceria, respeito e valorização, o profissional precisa apresentar habilidades de liderança quando necessário.

Normalmente, quando a equipe se une para alcançar os objetivos e metas, nenhum membro se sobrecarrega. Com isso, o trabalho se torna mais produtivo e as chances de sucesso são maiores.

Relacionamento interpessoal

Ter bons relacionamentos interpessoais é extremamente importante para favorecer o clima organizacional. Portanto, profissionais que sabem trabalhar em equipe contribuem para a harmonia no ambiente de trabalho e colaboram para o sucesso do negócio.

Liderança

A liderança não é valorizada apenas nos cargos de gestão e chefias. Afinal, todo profissional exerce influência positiva na organização e em suas equipes de trabalho. Portanto, um líder deve ser responsável pelas suas atitudes e assumir riscos ao conhecer os pontos positivos e negativos de sua equipe e de si mesmo.

Pensamento criativo

Essa competência é a capacidade do indivíduo de encontrar soluções para os processos da empresa. O profissional criativo é capaz de impulsionar inovações e aumentar a eficiência das tarefas. O pensamento criativo, portanto, é uma característica muito valorizada pelas empresas e pode ser um diferencial no processo seletivo.

Conhecimento Técnico

Se o cargo exige habilidades técnicas, é importante que o profissional tenha conhecimento na área e saiba utilizar programas e/ou ferramentas para a execução das tarefas. Assim, ele consegue aplicar sua competência com sucesso e ter um bom desempenho nas atividades.

O conhecimento técnico também permite que o colaborador identifique e administre quaisquer problemas com mais facilidade e entregue um serviço de qualidade. Mas, quando a vaga não exige conhecimento técnico, é importante que o profissional tenha vontade de aprender para agregar valor à organização e oferecer um bom trabalho no futuro.

Proatividade

A proatividade é outra competência muito requisitada pelas empresas. Ser proativo é ter iniciativa para colocar boas ideias em prática e facilidade para solucionar problemas, sem esperar ordens superiores.

Além disso, essa habilidade consiste na capacidade de realizar escolhas apropriadas e consistentes, agindo com espontaneidade e cuidado, independentemente das situações.

Assim, contratar indivíduos proativos permite que a empresa tenha boas contribuições e novas sugestões para alcançar os objetivos e as metas. Também traz melhorias no ambiente de trabalho e garante melhores resultados.

Comprometimento

O profissional comprometido tende a trabalhar com prazer e consciência da importância do seu serviço. Além de ser pontual, apresenta resultados positivos e cumpre sua jornada de trabalho.

Dessa forma, ele busca crescer como ser humano, por meio do aperfeiçoamento de suas habilidades, e sempre busca excelência no desempenho de suas tarefas.

Inteligência emocional

A inteligência emocional é uma competência profissional que pode impactar diretamente no comportamento dos colaboradores e, por isso mesmo, é muito valorizada.

Normalmente, ela tem a ver com capacidade que o funcionário tem de identificar e reconhecer os próprios sentimentos. Mas também pode ser entendida como a habilidade de conhecer o comportamento das outras pessoas.

O colaborador com essa habilidade consegue interpretar suas ações, ou de outros membros da equipe, da maneira correta e reagir de forma madura e equilibrada diante dos desafios do dia a dia. Assim, ele não deixa seus sentimentos controlarem suas ações, o que evita traumas, estresse no ambiente de trabalho e conflitos.

Flexibilidade

Ser flexível é uma característica que destaca muitos colaboradores do restante do time. Normalmente, as pessoas que precisam lidar com imprevistos e contornar momentos de crise, além de serem flexíveis, são proativas e não têm medo de mudança, já que se adaptáveis e autoconfiantes.

Logo, colaboradores flexíveis são mais requisitados pelas empresas. Isso porque, no mercado atual, não há espaço para aqueles que desistem de seus objetivos na primeira dificuldade.

Capacidade de inovação

Pessoas que apostam em ideias inovadoras e que saem da zona de conforto são muito valorizadas pelas empresas. Essa habilidade é ideal para resolver imprevistos e superar obstáculos no trabalho.

Automotivação

A automotivação é a competência ligada à capacidade do indivíduo de criar pensamentos positivos e não se deixar ser afetado por problemas externos. Com essa habilidade, o indivíduo fica mais forte emocionalmente e profissionalmente, tornando-se uma peça de grande relevância para o crescimento da empresa.

Foco em resultados

Os profissionais que têm foco em resultados costumam ir além das tarefas que lhe são atribuídas e ajudam a criar soluções e estratégias para alcançar os objetivos da empresa. Isso é extremamente necessário para um negócio, já que essa habilidade garante a boa performance produtiva das equipes.

O que é necessário para desenvolver as competências profissionais em sua empresa?

O primeiro passo é fazer uma boa gestão de pessoal, principalmente na hora de fazer a admissão de novos colaboradores.

Nesse momento, é importante identificar os profissionais que têm competências semelhantes às exigidas pelo negócio. Além disso, você também pode desenvolver algumas habilidades dentro de cada departamento da empresa.

Com isso, você irá contribuir para que os colaboradores possam se alinhar à política de trabalho da empresa, garantindo o seu crescimento técnico e desenvolvimento profissional.

Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre o assunto. E continue a nos acompanhar para ter acesso a temas importantes que irão ajudá-lo no desenvolvimento de sua empresa.