Como incentivar a alimentação saudável dentro de uma empresa?

A maioria dos funcionários passa boa parte do dia no ambiente de trabalho, inclusive, muitos fazem algumas refeições no local. Por isso, os gestores devem, cada vez mais, incentivar o consumo de alimentos saudáveis e contribuir, dessa forma, para a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores.

Abordar esse tema com os funcionários é essencial para que hábitos sejam criados, e, de fato, seguidos. Além dos colaboradores serem beneficiados com a prática, a empresa também ganha com essas melhorias. Afinal, especialistas da saúde defendem que alguns alimentos estimulam o raciocínio, a memória, a disposição e a concentração.

Outra vantagem de incentivar uma alimentação saudável no trabalho é a oportunidade de mostrar ao colaborador o quanto ele é importante para a empresa. Sendo assim, a empresa pode colher diversos frutos: aumento na produção, funcionários motivados e com mais energia, redução do absenteísmo e taxas menores de acidentes de trabalho.

Mas como desenvolver e aplicar essa prática no dia a dia da empresa?

Ofereça lanches e refeições saudáveis

Empresas com refeitórios devem oferecer um cardápio nutritivo e equilibrado com saladas, verduras, legumes e cereais. No café da manhã, por exemplo, além do café, leite, pão e biscoitos, frutas também são bem-vindas. Ao disponibilizar opções saudáveis, contribua para que aquele momento se torne agradável entre os funcionários, que voltam mais dispostos às suas atividades.

Ah, outro hábito significativo é incentivar o consumo de água, não só no trabalho, mas fora dele também.

Conscientização

Para reforçar a prática de consumo de alimentos saudáveis, é válido discutir o tema na empresa em diversos momentos. Para isso, o RH pode promover treinamentos e convidar especialistas da saúde para palestras sobre o assunto.

É essencial que os colaboradores tenham a consciência de que uma má alimentação traz riscos à saúde e contribuí para o aumento de doenças. Ao mostrar os benefícios de uma boa alimentação, é possível que os funcionários repensem seus hábitos e levem os conhecimentos adquiridos na empresa para a sua vida como um todo.

Outra forma de intensificar os cuidados com a saúde é fazer com que os colaboradores entendam que a alimentação deve estar alinhada com a prática de exercícios físicos para uma qualidade de vida melhor.

Viu só como ações simples podem trazer melhorias para os colaboradores e para a empresa? Aproveite que 2021 está no início e conte com a JA para incentivar a alimentação saudável entre os seus funcionários.