Café e chá: qual o melhor?

Depois da água, o café e o chá são as bebidas mais consumidas no mundo. No Brasil, o café está presente em 98% dos lares, segundo levantamento da empresa Jacobs Douwe Egberts, em parceria com a Aocubo Pesquisa. Já o estudo da Europass Monitor revelou que o consumo de chá no país cresceu 53% entre 2010 e 2019.

Com diferentes versões e formas de preparo, o café está associado à energia ao corpo. Enquanto o chá, ao relaxamento. Há quem tenha o seu preferido ou goste do sabor de ambos. Mas, sem levar em conta apenas o paladar, qual é o mais benéfico à saúde? Qual bebida pode ajudar ou atrapalhar a alimentação, o organismo e a rotina? Para saber, continue a leitura!

Café

Benefícios

Acelera o metabolismo, ajudando o corpo a queimar mais calorias

Melhora o desempenho físico

Melhora a memória

Ajuda a combater a depressão

Auxilia na saúde do coração e do fígado

Combate o envelhecimento celular

Reduz o risco de Alzheimer e diabetes tipo 2

Auxilia a tratar sintomas de Parkinson

Malefícios da bebida em excesso

Insônia

Fadiga

Dor de cabeça

Irritabilidade

Dificuldade de concentração

Sensação de azia constante

Gastrite e úlcera

Ansiedade

Frequência cardíaca acelerada

Dependência

 

Chá

Benefícios

Acelera o metabolismo e auxilia na queima de gorduras

Ajuda a regular os níveis de glicose no corpo

Previne doenças no coração

Ajuda a digestão

Melhora o humor

Previne o envelhecimento precoce

Dá mais energia e reduz a sensação de cansaço

Auxilia na queima de gordura

Melhora a concentração

Ajuda a regular o colesterol

Dá sensação de saciedade

 

Malefícios da bebida em excesso

Ansiedade

Taquicardia

Aumento da pressão arterial

Sonolência

Náuseas e vômitos

 

Sono x café ou chá

A principal diferença entre chá e café está quando o assunto é a qualidade do sono. A Universidade de Surrey, na Grã-Bretanha, realizou uma pesquisa com voluntários que consumiram a mesma quantidade das bebidas preferidas durante um dia. Quem optou pelo café apresentou dificuldades para adormecer à noite. Já os amantes do chá dormiram melhor e tiveram um sono mais relaxante.

O resultado está ligado aos níveis de cafeína nas bebidas. É claro que o café possui o teor mais alto, mas o chá também pode ter a substância. Em 100 ml de café tradicional, por exemplo, há entre 40 e 50 mg de cafeína. No chá mate, na mesma quantidade, são encontradas de 10 a 15 mg.

Afinal, café ou chá?

Você percebeu que ambas as bebidas trazem diversos benefícios e malefícios à saúde. Como cada pessoa tem um gosto, o mais saudável é aquele que mais se adequa à sua realidade e paladar. Se você precisa de uma dose de energia para despertar pela manhã, o café ou o chá preto são os indicados. Agora, se está com algum tipo de problema digestivo, tanto o chá verde como o de boldo são grandes aliados. Portanto, fique atento aos sinais do seu corpo e escolha a melhor opção.