Benefícios do ovo: por que o alimento é um grande aliado à saúde?

O ovo é um alimento muito versátil. Está presente no cardápio da maioria das pessoas, seja no café da manhã, almoço, lanche ou jantar. O ovo agrada quase todos os paladares e pode ser consumido frito, cozido, mexido e como omelete. Além disso, é um dos ingredientes mais importantes na preparação de receitas, como bolos, biscoitos, macarrão, pães, tortas, suflês etc.

O ovo é rico em nutrientes que ajudam o nosso organismo a ter um bom funcionamento. Nele, podemos encontrar aminoácidos, biotina, cálcio, ferro, fósforo, potássio, selênio, vitaminas A, D, E e do complexo B (B1, B2, B3, B6 e B12) e zinco. Ou seja, o alimento é um grande aliado à saúde, desde que o consumo seja moderado. Considerado como uma proteína completa, é indicado para dieta de muitos atletas que desejam aumentar a massa muscular.

Benefícios

– Ajuda na saúde do cérebro

O consumo de ovos ajuda no desenvolvimento cerebral e na prevenção de doenças cognitivas. As substâncias encontradas no alimento auxiliam em processos cognitivos, de memória e aprendizagem.

– Controle da pressão arterial

Além de colaborar para a saúde do sistema cardiovascular, componentes do ovo, como o potássio e colecalciferol (vitamina D), ajudam no controle da pressão arterial e do sistema nervoso.

– Combate a anemia

Nutrientes presentes no ovo auxiliam no combate da anemia. As substâncias favorecem a produção de hemácias (também chamadas de glóbulos vermelhos), responsáveis pelo transporte de oxigênio no corpo.

– Controle do colesterol

A lecitina, um dos nutrientes do ovo, ajuda no metabolismo e diminui a absorção de colesterol no órgão intestinal. Já o consumo regular contribui para o aumento de níveis de colesterol bom no organismo.

– Previne doenças dos ossos

O ovo também auxilia na manutenção da saúde óssea. Por isso, o desenvolvimento de ossos e dentes mais saudáveis é esperado, assim como o menor risco de doenças como osteoporose e osteopenia.

– Previne o envelhecimento

Vitaminas A e E e nutrientes como selênio e zinco atuam como antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce e melhoram o sistema imune.

– Protege a visão

Os ovos contêm nutrientes que contribuem para melhorar a saúde dos olhos. Alimentos com luteína e a zeaxantina, substâncias antioxidantes que se acumulam na retina, como os ovos, reduzem o risco de catarata e degeneração macular.

De acordo com especialistas da saúde, não há estudos comprovados de que o ovo traga malefícios à saúde. Mas, como todo alimento, o consumo não deve ser em excesso. Se você quer incluir os ovos no seu cardápio diário, procure um profissional para fazer uma avaliação completa, baseado nos seus objetivos.