ALIMENTOS CAPAZES DE BLINDAR AS MULHERES CONTRA O CÂNCER

Com ou sem predisposição genética para o câncer de mama, comer direito muda tudo. Toda mulher merecer ter informações e deve fazer a sua parte para se proteger. Afinal, estar atento não custa nada, não é? A melhor arma contra o câncer de mama e outros é a saúde plena pois é ela que fecha a porta do nosso organismo para a entrada de doença. Enquanto o inimigo permanece do lado de fora, é bem mais fácil espantá-lo, do que lutar contra ele já dentro de casa. Então, que tal nos prevenirmos com as armas mais eficazes que existem?
Investir na alimentação é a decisão mais sábia que há. De acordo com o INCA, a alimentação inadequada é a segunda maior causa de câncer. Só perde para o cigarro. Estima-se que 20% dos tumores malignos e 35% das mortes por essa doença tenham origem nos hábitos alimentares dos pacientes. Quem reforça o uso de alimento poderosos contra o câncer está blindando o organismo contra os riscos da doença.
Os vegetais de folhas verdes escuras no geral, são espetaculares para a nossa saúde, mas o espinafre salta por sobre todos eles na prevenção contra o câncer. O fenômeno se dá por ser muito rico em substâncias como o ácido fólico e a vitamina E.

O PODER DO ESPINAFRE

O ácido fólico é essencial para o funcionamento de enzimas que fazem a manutenção do DNA das células. Isso ajuda a frear a formação de células defeituosas. E a vitamina E é um excelente antioxidante que combate a ação dos radicais livres, que causam danos no DNA e podem levar a formação de tumores. Vamos incluir o espinafre no nosso cardápio ao menos uma vez por semana!
Nesse time de eficiências entram também as uvas escuras, ricas em resveratrol. Essa substância simplesmente tem o poder de matar células malignas. A castanha-do-pará é outro alimento poderoso por ser rico em selênio, mineral antioxidante que irá danificar nosso material genético propenso a desenvolver um câncer.

COM CHEIRO E SABOR

O alho figura como outro soldado poderoso. Ao ser amassado, o alho produz uma reação química que pode matar células defeituosas, além de conter selênio. O salmão e outros peixes gordurosos de água salgada, como o arenque e a sardinha, são famosos por seu alto conteúdo de ômega-3, um ácido graxo com alto poder antioxidante que previne o envelhecimento precoce das células, fazendo com que elas se reproduzam de forma saudável.
No universo das frutas a goiaba é uma grande aliada ao lado de outros legumes amarelos, laranjas e vermelhos. A Goiaba é rica em carotenoides, substâncias que atuam na prevenção do câncer e pele e mama. Por conter cinco vezes mais vitamina C do que a laranja, potencializa o nosso organismo no combate a qualquer inimigo.
E por último, no nosso pacote de dicas de hoje, um adendo para o famoso molho de tomate, riquíssimo em licopeno. Essa substância fica dentro das células e só é liberada quando o tomate é aquecido. Então, vamos caprichar na macarronada ou nas almôndegas do próximo almoço!