Alimentar-se enquanto usa o celular é prejudicial à saúde

Não podemos negar que o celular, principalmente o smartphone, traz uma infinidade de benefícios às nossas vidas. Por meio desse aparelho podemos checar e-mails, enviar mensagens de texto e voz, assistir vídeos, ler notícias, se divertir com jogos e espiar as redes sociais.

Com tantas utilidades, o celular pode ser levado para qualquer lugar, inclusive para a mesa de refeições. Quantas vezes você já fez seu prato e, ao mesmo tempo, usou o smartphone para ver algo interessante? Nesse intervalo de tempo, a comida esfriou ou caiu pela mesa e você perdeu até o apetite. Além disso, se está acompanhado, ficar no celular o tempo todo pode irritar quem está sentado ao seu lado querendo conversar.

Mas você sabia que esse hábito de usar o celular durante as refeições é prejudicial à saúde?

Segundo pesquisas do Departamento de Ciências da Saúde (DAS), da Universidade Federal de Alfenas (UFLA), quem se distrai com o celular enquanto se alimenta consome 15% a mais de calorias do que o necessário. Ao ler um texto pelo aparelho, esse valor sobe para 20% de calorias extras. “Pode parecer pouco o aumento, mas, se considerar que esse padrão é repetido várias ao dia e no mês, o valor é significativo”, explica Luciano José Vitor, coordenador da pesquisa.

O estudo contou com a participação de 64 pessoas, com idade entre 18 e 40 anos. Foram avaliados níveis de estresse, desempenho, ciclos mastigatórios e Índice de Massa Corporal (IMC). Os convidados podiam escolher o que comer e entre as opções, estavam disponíveis refrigerantes, doces, frituras, iogurte natural, frutas e saladas. Além dos resultados citados acima, a pesquisa também revelou que os voluntários distraídos com os celulares escolheram alimentos com altos índices de gorduras e açúcares.

Os dados ainda mostram que pessoas acima do peso que se alimentaram utilizando o celular ingeriram 53 calorias a mais do que quem está com o IMC normal. Aqueles que estiveram presos à leitura, o número chegou a 83,7 calorias extras.

Além do celular, o constante uso da TV ou computador durante as refeições também são grandes vilões à saúde, pois desfoca a atenção do que realmente é importante: alimentar-se bem. Se você tem alguns desses hábitos, mude enquanto ainda há tempo! Preserve a sua saúde e conscientize-se de quem está ao seu redor.