Alimentar-se adequadamente é garantir mais saúde física e mental

“Dize-me o que comes e te direi quem és”. Essa frase é do francês Jean Anthelme Brillat-Savarin, autor do livro “A Fisiologia do Paladar”, publicado em 1825. Na obra, o francês defendia a dieta do baixo carboidrato. Portanto, a ideia de que alimentação e saúde andam juntas vem do século 19, mas realmente ganhou evidência com a modernidade. Com a visibilidade do corpo – seja na moda, na fotografia ou nos esportes -, a preconização de um estilo de vida mais saudável também ganhou mais destaque. De fato, a alimentação balanceada e as atividades físicas tornaram-se um modo de vida para milhões de pessoas ao redor do mundo. A ciência comprova: alimentação saudável traz benefícios para a saúde física e mental. Entre eles, melhor controle do peso, melhor rendimento no trabalho, aumento da memória e da concentração, fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de doenças.

Dicas saudáveis

E, claro, iremos repassar para você, que se preocupa com a sua saúde, dicas simples para uma alimentação saudável. Vamos lá? - Ingerir pelo menos 2 unidades de fruta por dia; - Consumir legumes e verduras no almoço e no jantar; - Incluir proteínas - queijos e ovos – no café da manhã e no lanche da tarde; - Ter uma alimentação variada, alternando as frutas e legumes que são consumidos diariamente, e variar entre carne, frango e peixe como principais fontes de proteínas; - Beber pelo menos 2 litros de água por dia; - Reduzir o consumo de sal, preferindo usar temperos naturais como alho, cebola, pimenta, manjericão e salsa, e evitar o uso de temperos industrializados; - Preferir alimentos integrais, como pão e macarrão integrais, pois são ricos em fibras, vitaminas e minerais; - Evitar o consumo de alimentos ricos em açúcar, como refrigerantes, bolos, chocolates, biscoitos e balas; - Evitar o consumo de frituras, como salgados, pastéis, empanados e batatas fritas, preferindo gorduras boas como azeite, castanhas, abacate, coco, chia e linhaça; - Evitar o consumo de carnes processadas, como salsicha, linguiça, presunto, bacon, peito de peru e salame. Além disso, é importante dar preferência aos alimentos naturais, pois eles têm uma quantidade maior e melhor de nutrientes do que os alimentos processados. Pois evitar o consumo diário de industrializados é um dos principais passos para iniciar uma alimentação saudável.

Benefícios

A alimentação saudável traz vários benefícios ao corpo e à mente. Confira! - Dá energia essencial para andar, pensar, estudar ou brincar; - Previne doenças, pois os alimentos têm o poder tanto de causar quanto de prevenir doenças como câncer, problemas cardíacos e mau funcionamento dos órgãos; - Propicia o crescimento e a renovação dos tecidos, principalmente dos ossos, da pele e dos músculos; - Melhora o rendimento e a concentração, pois favorece o bom funcionamento da memória e de todo o sistema nervoso; - Dá mais disposição, pois o metabolismo funciona melhor; - Regula a produção de hormônios e evita problemas como doenças da tireoide, insônia e infertilidade. E para aumentar ainda mais a lista de benefícios, é importante a prática regular de atividade física. Pois o exercício físico, além de contribuir para o ganho de massa muscular e perda de gordura, aumenta a disposição para as atividades diárias. Gostou?! Pois aproveite as dicas e comece já a alimentar-se de forma saudável!