Adorada pelos brasileiros, abacaxi transita entre pratos doces e salgados

Não se sabe ao certo a origem do abacaxi, mas provavelmente a fruta é nativa do sul da América do Sul, da região onde hoje fica o Paraguai, e se espalhou pelo continente americano via guaranis. Símbolo da exuberância tropical, a fruta é encontrada atualmente em todos os cantos do mundo. Com muitos benefícios para a saúde, adorada pelos brasileiros, abacaxi transita entre pratos doces e salgados.

A versatilidade do abacaxi é tamanha, que é permitido usá-lo não somente em doces e salgados, mas como também em pratos quentes e frios. No sentido do processamento, ele surge como compotas, geleias, passas, doces cristalizados, liofilizados, néctares, sucos, entre outros.

Benefícios do abacaxi

O consumo regular de abacaxi traz os seguintes benefícios para a saúde:

– Atua como anti-inflamatório, por ser rico em bromelina;

– Previne doenças cardíacas e câncer, por ser rico em vitamina C;

– Reduz os riscos de trombose, por conter bromelina e antioxidantes;

– Alivia as dores nas articulações, por atuar como anti-inflamatório;

– Ajuda na perda de peso, por ser rico em água e fibras, que aumentam a saciedade;

– Melhora a saúde da pele e dos cabelos, por conter vitamina C e betacaroteno;

– Diminui as dores musculares do pós-treino, pois é anti-inflamatório e favorece a recuperação muscular.

Versatilidade

O abacaxi pode ser consumido de diversas formas, o que mostra a sua versatilidade.

Suco de abacaxi

A receita basicona que todo mundo sabe fazer! Basta descascar a fruta, colocar os pedaços no liquidificador, adoçar a gosto e bater tudo com água. Fica uma delícia com hortelã, gengibre, limão ou qualquer outro ingrediente do seu gosto.

Chá de casca de abacaxi

Não jogue a casca do abacaxi fora, pois ela pode ser usada no preparo de um excelente chá! O passo a passo é bem simples: coloque a casca em uma panela com água e coloque para no fogo até levantar fervura. Pronto! Você tem em mãos um delicioso chá! Apenas lembre-se de jogar a casca fora depois do chá ficar pronto, ok?

Doces com abacaxi

São várias opções para você aproveitar o abacaxi: mousses, sorvetes, bolos, tortas e muito mais. Essa fruta simplesmente fica maravilhosa misturada com açúcar!

Molho de abacaxi

Para deixar a carne ainda mais saborosa, nada com um molho suculento de abacaxi. Além de deixar a carne mais molhadinha, incrementa ainda mais sabor do prato.

Farofa de abacaxi

A farofa de abacaxi é uma delícia! Pode não parecer, mas a fruta combina muito bem com o bacon. Seu preparo é bem simples e rápido: basta fazer uma farofa normal e acrescente o abacaxi em cubinhos.

Salada de abacaxi

Se você nunca experimentou, não sabe o que está perdendo! Acrescente pedaços da fruta e tenha uma salada com um sabor agridoce e extremamente saborosa!  E não precisa cortar a parte do meio do abacaxi, já que ela também é comestível!

Já que estamos no mês das festas natalinas, que tal fazer umas receitas diferentes com o abacaxi? E para você sempre ter em mãos conteúdos desse tipo, acompanhe o nosso blog!