Uma empresa, principalmente as indústrias que possuem um número significativo de colaboradores, precisa se preocupar com a segurança do trabalho. Todo empresário, assim como os responsáveis pelo setor de Recursos Humanos, sabe muito bem disso. Mas o que está em pauta hoje é sobre a importância de fortalecer a segurança no trabalho. Vamos lá?
Antes de entrar na questão em si, é essencial apresentar os números que marcam o assunto ao redor do mundo. Estudos da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que, a cada ano, 2,3 milhões de trabalhadores perdem a vida em acidentes fatais nos locais de trabalho. Mais: 1,9 milhão de pessoas sofrem com doenças ocupacionais e traumatismos provocados no ambiente de trabalho e que deixam sequelas de longo prazo.
No Brasil, segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab), em 2022, foram 612,9 mil acidentes de trabalho. Já o número de mortes provocadas por esses acidentes chegou a 2,5 mil.
Os dados acima revelam, portanto, que saúde e segurança do trabalho devem ser levados muito a sério nas empresas. É bom lembrar: o tema deve ser tratado com seriedade não somente pelos gestores, mas também por todos os colaboradores.
A segurança do trabalho tem como principal objetivo promover qualidade de vida aos trabalhadores e prevenir acidentes. Assim, as ações adotadas nas empresas possuem caráter preventivo, e devem evitar que os colaboradores tenham lesões, dores no corpo, ou limitações cotidianas durante o exercício de suas profissões.
Os benefícios para todos os envolvidos são grandes, mas, no geral, para as empresas, os principais são os seguintes:
– O desempenho adequado da equipe de segurança do trabalho reduz o número de licenças e afastamentos por questões de saúde;
– Mantém a empresa longe de penalizações onerosas por descumprimento de quaisquer leis vigentes; e
– A promoção de ações para gerar mais saúde e segurança aumenta a sensação de bem-estar no trabalho. A oferta de condições adequadas aos trabalhadores contribui para o aumento da produtividade.
A segurança do trabalho abrange três áreas:
– Prevenção de acidentes: identificação de riscos, treinamentos, medidas de segurança e equipamentos de proteção individual;
– Saúde ocupacional: controle de doenças relacionadas ao trabalho, avaliações médicas e medidas para promoção da saúde do trabalhador; e
– Meio ambiente de trabalho: ações para garantir um ambiente de trabalho adequado e confortável, com controle de ruídos, temperatura, iluminação e qualidade do ar.
Aqui no Brasil, quando se trata de segurança do trabalho, as empresas precisam seguir as Normas Reguladoras, disposições complementares ao Capítulo V (Da Segurança e da Medicina do Trabalho) do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
As NR’s, como são conhecidas, consistem em obrigações, direitos e deveres a serem cumpridos por empregadores e trabalhadores, com o objetivo de garantir trabalho seguro e sadio, e prevenir a ocorrência de doenças e acidentes de trabalho. Para ter acesso a todas as Normas Reguladoras relacionadas à segurança o trabalho, clique aqui.
Para a prevenção de acidentes e garantir a integridade do colaborador, algumas ações são fundamentais. Seguem dicas essenciais:
– Fortaleça as regras de segurança envolvendo todos os membros da empresa;
– Deixe claro os procedimentos de segurança e as consequências;
– Demonstre o comprometimento da empresa com a segurança;
– Ofereça treinamento para todos os níveis da empresa;
– Prepare seus colaboradores para situações de emergência; e
– Faça análises frequentes da segurança no ambiente de trabalho.
Sabia que a alimentação também é um item que contribui de forma significativa para a qualidade de vida do seu colaborador? Nesse sentido, a JA Alimentação pode ajudá-lo a servir uma alimentação nutritiva e saborosa a seus funcionários. Para saber mais, entre em contato. E não se esqueça de salvar o link do blog nos favoritos para acompanhar conteúdos importantes para o seu negócio.