3 receitas para reaproveitar o arroz

São necessários 1,7 mil litros de água, em média, para cada quilo de arroz colhido. Desperdiçar alimentos é uma agressão grave ao meio ambiente. O reaproveitamento, além de ambientalmente correto, também pode ser delicioso. O arroz oferece dezenas de opções de receitas super saborosas e que podem servir tanto como um delicioso tira gosto, quanto um acompanhamento mais refinado para jantares, por exemplo. Nesta semana em que comemoramos a Semana do Meio Ambiente, trouxemos 3 opções simples e fáceis de aproveitar as sobras de arroz. Esperamos que gostem.

Bolinho de arroz

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de arroz cozido 2 ovos ½ cenoura ralada 1 cebola picada 50g de bacon picado e frito 50g de queijo parmesão ralado 50ml de creme de leite 2 colheres (sopa) de farinha de trigo 2 colheres (sopa) de salsa bem picada 100g de queijo muçarela em cubos Sal e pimenta-do-reino a gosto Preparo: 1 - Numa tigela, coloque todos os ingredientes e misture bem. Com as mãos, forme bolinhos ovais e reserve. 2 - Numa frigideira com bastante óleo quente a 160 ºC, frite os bolinhos em pequenas porções até dourar. Escorra em papel-toalha e sirva em seguida.

Suflê de arroz

Ingredientes 2 xícaras (chá) de arroz cozido 3 gemas 1 colher (sopa) de margarina 1 e 1/2 xícara (chá) de leite Sal a gosto 3 claras em neve 1 colher (sopa) de queijo ralado para polvilhar Preparo: 1 - No processador, triture o arroz e junte as gemas, a margarina, o leite e sal a gosto, batendo bem a cada adição. Sem bater, incorpore a clara em neve, misturando rapidamente, sem “quebrar” totalmente a clara. 2 - Disponha em 4 potes para sufê untados, coloque a massa e polvilhe o queijo por cima. Leve ao forno médio preaquecido (180ºC) por cerca de 30 minutos ou até crescer e dourar. Sirva imediatamente.

Arroz crocante

Ingredientes 3 ovos 3 colheres (sopa) de leite Sal e pimenta-do-reino a gosto 1 colher (sopa) de óleo 4 xícaras (chá) de arroz cozido com temperos 200g de peito de peru defumado em cubinhos ½ xícara (chá) de azeitonas verdes em rodelas ¼ xícara (chá) de cebolinha verde picada 220g de requeijão cremoso levemente aquecido 200g de creme de leite 340g de Batata palha Modo de preparo 1 - Bata ligeiramente os ovos e adicione o leite. Tempere com sal e pimenta a gosto. 2 - Aqueça o óleo em uma frigideira antiaderente sobre fogo médio e despeje a mistura de ovos. Cozinhe, mexendo às vezes, até firmar ligeiramente, sem perder a cremosidade. 3 - Em uma tigela grande, junte o arroz cozido com o peito de peru, a azeitona, a cebolinha e o ovo mexido. Misture o requeijão com o creme de leite e incorpore ao arroz. Prove o tempero. 4 - Distribua em um refratário de tamanho médio untado com óleo, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio preaquecido (180°C) por 15 a 20 minutos ou até aquecer bem. Cubra com a batata palha e sirva em seguida.